O que é necessário para abrir um CAPS?

Índice

O que é necessário para abrir um CAPS?

O que é necessário para abrir um CAPS?

Para implantar o Caps, os municípios com mais de 40 mil habitantes (30 mil na Amazônia) devem ter um núcleo de atenção integral à saúde da família, com pelo menos um psicólogo ou psiquiatra, e um terapeuta ocupacional ou assistente social. Cada núcleo deve dar suporte técnico para nove a 11 equipes de Saúde da Família.

Quantos habitantes precisa para ter um Caps?

CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

Quais os recursos físicos do CAPS?

De acordo com o Ministério de Saúde (2004), os CAPS devem ter um espaço próprio e adequado para atender a demanda específica, oferecendo um ambiente continente e estruturado, com os recursos físicos necessários, sendo estes: consultórios para atividades individuais, salas para atividades grupais, espaço de convivência, ...

O que é CAPS 1 2 3?

O CAPSi é um tipo de serviço especializado em atender crianças e adolescentes com transtornos mentais e se operacionaliza em municípios com população acima de 200.000 habitantes. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, podendo também ter um terceiro período, funcionando até às 21 horas.

Qual é o Manual do CAPS?

ManualCapsFinal 7 5/31/04, 6:33 PM ManualCapsFinal 8 5/31/04, 6:33 PM Esta publicação tem a intenção de ajudar os gestores, trabalhadores de saúde e usuários do SUS a saberem um pouco mais sobre os CAPS.

Quais são os CAPS?

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.

Como os CAPS são regulamentados?

Os CAPS – assim como os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referência em Saúde Mental) e outros tipos de serviços substitutivos que têm surgido no país, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Quando foi inaugurado o primeiro CAPS?

O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. A criação desse CAPS e de tantos outros, com outros nomes e lugares, fez parte de um intenso movimento social,

Postagens relacionadas: