Como criar um argumento convincente?

Índice

Como criar um argumento convincente?

Como criar um argumento convincente?

3 formas de criar argumentos convincentes

  1. Argumentação por ilustração. Trata-se de apresentar uma proposição geral e depois lançar mão de um fato particular, que servirá de ilustração. ...
  2. Argumentação por exemplo. Essa forma age de maneira reversa à argumento por ilustração. ...
  3. Argumentação por analogia.

Como demonstrar uma argumentação convincente?

Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos. No caso da redação, por ser um texto pequeno, há uma obrigatoriedade em ser conciso e preciso, para que o leitor possa ser levado direto ao ponto chave.

O que é um argumento convincente?

adjetivo Que é capaz de convencer ou tem poder para isso: argumentos convincentes. Que usa de persuasão para fazer com alguém faça ou deixe de fazer alguma coisa. Que faz com que alguém mude de comportamento ou opinião. Etimologia (origem da palavra convincente).

Como fazer o argumento?

Dicas para fazer uma boa argumentação

  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

O que fazer para ser convincente?

Leia o texto a seguir e veja os principais passos para isso!

  1. Seja claro. Não importa qual o público que vai lhe ouvir, falar de forma clara e fácil de compreender faz toda a diferença na hora de ser mais convincente. ...
  2. Estruture o seu discurso. ...
  3. Exemplifique. ...
  4. Escute a sua audiência.

Qual o melhor argumento para argumentar?

Para identificar qual o melhor, é necessário considerar o assunto, a pessoa para a qual irá argumentar, se é algo básico ou se requer um detalhamento maior para que consiga mostrar o seu ponto de vista de maneira mais eficaz. Veja, a seguir, os principais tipos de argumentos e como usá-los.

Como analisar um argumento?

Para analisarmos cuidadosamente um argumento, isto é, para verificarmos se o mesmo é ou não coerente, bom ou mau, uma vez que não existem verdades absolutas na filosofia, temos que saber analisá-lo. Assim, dado um determinado argumento temos que o avaliar.

Como você pode sustentar seus argumentos?

É muito importante que você apresente fatos (para sustentar seus argumentos), mas sem esquecer de fazer uma análise em cima deles. Lembre-se que seu objetivo é convencer o leitor da sua tese e isso são será feito se você apenas relatar o que aconteceu. É preciso ir além e mostrar como eles se relacionam com seu posicionamento.

Como basear os argumentos na redação?

Como basear os argumentos na redação? Agora que você já sabe diferenciar um recurso do outro e compreendeu o conceito de argumentação, vamos ver como isso funciona na prática. Existem três principais tipos de argumentação:

Postagens relacionadas: