O que deve conter um certificado de calibração?
Índice
- O que deve conter um certificado de calibração?
- Quem pode emitir certificado de calibração?
- Quem pode calibrar equipamentos?
- Qual a validade de um Certificado de calibração?
- Como adquirir um Certificado RBC?
- Quais aspectos de um padrão de referência devem ser identificados no processo de calibração de um instrumento de medição?
- Como faço para substituir o certificado de calibração?
- Qual o signatário do certificado de calibração?
- Qual a rastreabilidade do certificado de calibração?
- Qual o método de calibração mais utilizado?
O que deve conter um certificado de calibração?
A NBR ISO/IEC 17025 determina quais são os conteúdos necessários dos certificados de calibração: Título “Certificado de Calibração” por exemplo. Nome e endereço do laboratório e o local onde as calibrações foram realizadas, se diferente do endereço do laboratório. Identificação única do Certificado de Calibração.
Quem pode emitir certificado de calibração?
Quem pode emitir um certificado de calibração no Brasil? No Brasil, somente laboratórios credenciados e acreditados pelo Inmetro, participantes da Rede Brasileira de Calibração (RBC) podem emitir um certificado de calibração.
Quem pode calibrar equipamentos?
Em tese, qualquer indivíduo que possua os conhecimentos e meios necessários está apto para realizar a calibração de equipamentos de medição, desde que, obviamente, respeitando todas as exigências de padrão e o rigor técnico.
Qual a validade de um Certificado de calibração?
Qual é a validade de um Certificado de Calibração? Segundo orientação do INMETRO, não cabe aos laboratórios de calibração a determinação da validade das calibrações. Quem conhece os requisitos do equipamento é o cliente e cabe a ele determinar a data da próxima calibração.
Como adquirir um Certificado RBC?
O Certificado de Calibração é um documento, originado a partir da atividade de Calibração, emitido por um Laboratório de Calibração que tenha seus processos adequados a norma NBR ISO/IEC 17025 e que possua padrões de referência rastreados a organismos nacionais (Inmetro/RBC) ou Internacionais.
Quais aspectos de um padrão de referência devem ser identificados no processo de calibração de um instrumento de medição?
Identificação: Os equipamentos devem ser identificados, para possibilitar a rastreabilidade. Esta identificação pode ser por TAG, número de patrimônio, cor, etc; Faixa de Utilização: Deve ser identificada a faixa de utilização do equipamento, para que a calibração seja realizada dentro desta faixa.
Como faço para substituir o certificado de calibração?
A emissão de um suplemento do Certificado de Calibração o qual, deverá constar o item corrigido e o motivo pelo qual houve a correção. A substituição completa do certificado.
Qual o signatário do certificado de calibração?
Nome, função e assinatura ou identificação equivalente da pessoa autorizada para emissão do certificado de calibração. Observação: Para os laboratórios que possuem serviços acreditados, o responsável é o signatário autorizado pelo CGCRE/INMETRO.
Qual a rastreabilidade do certificado de calibração?
Quando um Certificado de Calibração possuir o símbolo da Rede Brasileira de Calibração ou qualquer outra rede nacional, a rastreabilidade é comprovada em função da obrigatoriedade e comprovação dos organismos de acreditação.
Qual o método de calibração mais utilizado?
*O método mais empregado consiste na calibração multipontual com até 5 níveis de concentração, podendo apresentar uma relação linear (sensibilidade constante na faixa de concentração de trabalho) ou não-linear (sensibilidade é função da concentração do analito).