Como elaborar um cordel em sala de aula?

Índice

Como elaborar um cordel em sala de aula?

Como elaborar um cordel em sala de aula?

Ao levar os princípios da Literatura de Cordel para dentro da sala de aula, qualquer conteúdo poderá ser assimilado e descrito em versos pelos próprios alunos. O ritmo cadenciado, as métricas e as rimas do texto não apenas instigam a capacidade de criação como favorecem e memorização.

Como se faz um cordel passo a passo?

Como Fazer um Cordel:

  1. Sua história precisa ter um início, um meio e um fim.
  2. A métrica é muito importante então todos os versos.
  3. Uso de estrofes em quadra, sextilha, septilha ou décima.

Como falar um cordel?

Características da literatura de cordel

  1. Relato de temas populares;
  2. Utilização de linguagem informal (coloquial);
  3. Utilização de métricas e rimas;
  4. Oralidade e musicalidade;
  5. Utilização de humor, ironia e sarcasmo;
  6. Retratam os costumes locais.

Qual a melhor forma de ler um cordel?

O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas. Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos.

Como utilizar a literatura de Cordel na sala de aula?

A literatura de cordel tem o objetivo não apenas de estimular a criatividade na sala de aula como também fazer o resgate histórico de partes importantes do conhecimento dos pais e avós em termos populares. De fato a prática pode servir para unir a família. As crianças trazem para dentro de casa o que aprenderam na sala de aula. Ler Ou Escrever?

Quais são os temas retratados nos folhetos de cordel?

Os principais temas retratados pelos repentistas e presente nos folhetos de cordel são: Todos esses temas são retratados seguindo uma métrica e rimas. A linguagem coloquial, o humor, a ironia e o sarcasmo também são bem marcantes nesse gênero.

Qual é a literatura de cordel?

Nesse sentido, A Literatura de Cordel é um elemento forte e rico, cuja competência discursiva é capaz de proporcionar ao leitor os diferentes olhares em relação às formas de construção, sentido e historicidade. Assim, busca-se a inserção do cordel no trabalho das aulas de Língua Portuguesa, que

Qual a origem do nome cordel?

Por exemplo: origem do nome cordel. Nesse debate, o professor será o mediador, conduzindo o enfoque desejado para a discussão. Se possível, mostre aos alunos como são impressas as histórias da Literatura de Cordel. Caso não consiga as obras, utilize as seguinte ilustrações:

Postagens relacionadas: