Como elaborar um itinerário formativo?

Índice

Como elaborar um itinerário formativo?

Como elaborar um itinerário formativo?

Para elaborar os itinerários a serem oferecidos, a escola deve apoiar e orientar os alunos das seguintes formas:

  1. Dispor de opções de escolha a partir de unidades eletivas e projetos.
  2. Pedir a colaboração dos alunos e professores para definir as unidades curriculares a partir das diretrizes da BNCC.

O que itinerario formativo?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Quantos itinerários formativos?

O Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão que o estudante a escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio. Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes.

Quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?

12 das DCNEM estabelece, ainda, que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo), que serão apresentados em maior detalhe na seção 4 deste documento.

O que são itinerários formativos resposta?

O que são os itinerários formativos? Itinerários formativos são um conjunto de habilidades, competência, disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo relacionados a um tema. Essa é a parte flexível, que o aluno escolherá para se aprofundar.

Para que serve os itinerários formativos?

Os Itinerários Formativos tratam da parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio e correspondente a pelo menos 1.200 horas totais. Eles possibilitam a contextualização do que é ensinado em relação à realidade da instituição e permite que os estudantes se aprofundem nas áreas que os interessam mais.

Como devem estar organizados os itinerários formativos com relação aos eixos estruturantes?

Cada um destes itinerários formativos deve se organizar a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

Quais são os eixos estruturantes?

E o que são os Eixos Estruturantes?

  • Investigação científica. Investigação da realidade a partir de vivências e experiências práticas da realidade. ...
  • Processos criativos. Elaboração de projetos com foco em criatividade. ...
  • Mediação e intervenção cultural. ...
  • Empreendedorismo.

Como focar nos itinerários formativos?

No artigo de hoje, porém, vamos focar nos itinerários formativos. Flexibilidade no ensino: o que são os itinerários formativos e como funcionam?

Quais são os tipos de itinerário formativo?

Tipos de itinerários formativos: quais são as possibilidades? 1 Área de conhecimento Nesse tipo de itinerário, os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos em determinada área de conhecimento e suas aplicações. ... 2 Formação técnica e profissional O estudante já quer sair do ensino médio preparado para o mercado de trabalho? ... 3 Integrado

Como Escolher um itinerário formativo no ensino médio?

Orientação: por fim, escolher um Itinerário Formativo no ensino médio não deve ser um processo solitário. Pelo contrário. No momento de fazer uma boa escolha, envolva outras pessoas. A equipe pedagógica da sua escola, por exemplo, é a melhor indicação para explicar as competências, tirar dúvidas sobre os Itinerários, sobre as áreas de conhecimento.

Qual a lógica dos itinerários formativos?

A lógica de organização dos itinerários formativos tem dois fundamentos. O primeiro é a previsão de que as qualificações obtidas por meio de cursos, etapas ou módulos correspondentes a ocupações de uma família ocupacional ou área profissional possam redundar numa titulação de nível superior a essas qualificações.

Postagens relacionadas: