Como montar um servidor de arquivos no Ubuntu?
Índice
- Como montar um servidor de arquivos no Ubuntu?
- Qual serviço do Linux e o servidor de arquivo?
- Como montar um servidor Linux passo a passo?
- Como fazer um servidor Linux?
- O que o servidor Samba faz?
- Como configurar o servidor samba no Linux?
- Como instalar o servidor samba no Linux?
- Como fazer o compartilhamento de arquivos no Ubuntu?
- Como posso consegui-lo no Ubuntu?
- Qual a melhor distribuição Linux para servidores?
- Como instalar o samba no Ubuntu?
Como montar um servidor de arquivos no Ubuntu?
Você pode fazer isso através de gerenciadores de pacotes ou via Terminal (sudo apt-get install smb, caso do Ubuntu). Em seguida, é necessário editar as configurações para permitir o compartilhamento de arquivos. No caso, o smb. conf localizado em /etc/samba (você pode abri-lo com o comando nano /etc/samba/smb.
Qual serviço do Linux e o servidor de arquivo?
O Samba é um software que tem como principal finalidade o compartilhamento de arquivos de servidores Linux para consumo em computadores Windows. Desta forma, é possível utilizar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros e acessar estas informações através de computadores com Windows.
Como montar um servidor Linux passo a passo?
Escreva o comando sudo apt-get install proftpd para instalar o software ProFTPD. Quando você for questionado sobre o tipo de servidor que deseja configurar, escolha a opção “Standalone”. Mude para o diretório de instalação com a mensagem cd /etc/proftpd/. Configure-o digitando o comando sudo nano /etc/proftpd/proftpd.
Como fazer um servidor Linux?
Passos para instalação do Ubuntu Server no Virtual Box
- Abrir o VirtualBox;
- Escolher o nome, o tipo e a versão do sistema operacional;
- Escolher o tamanho da memória (RAM) para o sistema: Utilizar padrão de 1024 MB;
- Criar disco rígido virtual: Utilizar padrão de 10 GB;
O que o servidor Samba faz?
O que o servidor Samba faz Com o servidor Samba, é possível compartilhar arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede com igual ou maior eficiência que servidores baseados em sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste caso, o sistema operacional utilizado é o Linux.
Como configurar o servidor samba no Linux?
Para inciar a Ferramenta de Configuração do Servidor Samba pela área de trabalho, clique no Botão do Menu Principal (no Painel) => Configurações do Sistema => Configurações do Servidor => Samba ou digite o comando redhat-config-samba em uma janela de comandos (ex.: em um XTerm ou terminal do GNOME).
Como instalar o servidor samba no Linux?
Instalando o Samba
- # apt-get install samba. Após instalar o Samba vamos configurá-lo:
- # cd /etc/samba/ ...
- # vi smb.conf (arquivo de configuração do samba) ...
- # mkdir /home/servidor. ...
- # chmod 777 /home/servidor. ...
- # /etc/init.d/samba restart. ...
- # smbpasswd usuário.
Como fazer o compartilhamento de arquivos no Ubuntu?
Você pode fazer isso através de gerenciadores de pacotes ou via Terminal ( sudo apt-get install smb, caso do Ubuntu). Em seguida, é necessário editar as configurações para permitir o compartilhamento de arquivos. No caso, o smb.conf localizado em /etc/samba (você pode abri-lo com o comando nano /etc/samba/smb.conf no Ubuntu).
Como posso consegui-lo no Ubuntu?
Você pode consegui-lo através do próprio Synaptic (pesquisando novas aplicações e marcando-o para instalação) ou pela Central de Programas do Ubuntu. O app também está disponível no Baixaki.
Qual a melhor distribuição Linux para servidores?
Instale um sistema operacional e o (s) software (s). O Linux é geralmente uma boa escolha para este fim. Qualquer distribuição Linux para servidores deverá deixar tudo funcionando rapidamente. Como alternativa, as versões do Windows Server são bastante configuráveis, mas necessitam de um hardware superior e mais recursos.
Como instalar o samba no Ubuntu?
Antes de tudo, instale o Samba, o programa que fará seu computador atuar como servidor e permitir o compartilhamento de arquivos em rede. Você pode consegui-lo através do próprio Synaptic (pesquisando novas aplicações e marcando-o para instalação) ou pela Central de Programas do Ubuntu.