Como montar um refeitório?
Índice
- Como montar um refeitório?
- Como deve ser o refeitório de uma empresa?
- O que deve ter no refeitório?
- O que é refeição na empresa?
- O que quer dizer refeitório no local?
- É proibido comer na empresa?
- Quando a empresa é obrigada a ter um refeitório para os funcionários?
- Como a NR 24 descreve a obrigatoriedade da instalação de cozinha e refeitório no ambiente de trabalho?
- Como calcular área de refeitório?
- O que significa refeição no local?
- Como ter um refeitório no interior da empresa?
- Por que investir em um refeitório?
- Por que o refeitório é mais vantajoso?
- Por que o refeitório é opcional?
Como montar um refeitório?
Em primeiro lugar, você precisará dispor de um espaço para a montagem da cozinha. Antes de tudo, você precisará pintar, trocar os pisos, se for o caso, proporcionando um ambiente clean e agradável. Depois disso, é a vez de pensar na iluminação, instalações de água, esgotos e energia elétrica.
Como deve ser o refeitório de uma empresa?
O refeitório deve ter uma área de 1,00 m2 por usuário, abrigando, de cada vez, 1/3 do total de empregados por turno de trabalho, sendo este turno o que tem maior número de empregados. A circulação principal deve ter a largura mínima de 75 cm, e a circulação entre bancos e parede deve ter a largura mínima de 55 cm.
O que deve ter no refeitório?
Esse espaço também deve obedecer a algumas normas estabelecidas pela NR 24, tais como: a) local adequado, fora da área de trabalho; b) piso lavável; c) limpeza, arejamento e boa iluminação; d) mesas e assentos em número correspondente ao de usuários; e) lavatórios e pias instalados nas proximidades ou no próprio local; ...
O que é refeição na empresa?
A empresa deve oferecer ao trabalhador que é contratado sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) algum benefício alimentar. Esse benefício pode ser a cesta básica, o vale-refeição ou um refeitório que prepara e serve os alimentos.
O que quer dizer refeitório no local?
Na prática, isso quer dizer que o funcionário pode utilizá-lo para fazer as compras do mês, por exemplo, adquirindo os alimentos a serem consumidos durante aquele período.
É proibido comer na empresa?
A legislação proíbe a tomada de refeições nos postos de trabalho (Portaria 53//86). ... Desta forma, terão de existir medidas preventivas, podendo ser por exemplo a rotação de postos de trabalho ou criação de condições de higiene para a tomada de refeições.
Quando a empresa é obrigada a ter um refeitório para os funcionários?
Estão obrigados a ter refeitório, instalado em local apropriado, não se comunicando diretamente com os locais de trabalho, instalações sanitárias e locais insalubres ou perigosos, os estabelecimentos em que trabalharem mais de 300 (trezentos).
Como a NR 24 descreve a obrigatoriedade da instalação de cozinha e refeitório no ambiente de trabalho?
As cozinhas deverão ficar próximas ao refeitório. De acordo com esta NR, as áreas para cozinha e depósito de alimentos deverão ser de 35% e 20% da área do refeitório.
Como calcular área de refeitório?
Para isso, o dimensionamento do refeitório recomendado pela literatura seguiu as recomendações da Portaria 3.214 de 8/6/78, Haydée e Teixeira. Na Portaria 3.214 de 8/6/78 foi utilizado o índice 1,0 dividido por três, após ser multiplicado pelo número de clientes do estabelecimento.
O que significa refeição no local?
A refeição no local do trabalho precisa ser aderida conforme os padrões exigentes da lei. Não basta apenas ter um refeitório no ambiente de trabalho e fornecer as refeições. É preciso seguir algumas regrinhas, conforme citadas abaixo.
Como ter um refeitório no interior da empresa?
Ter um refeitório no interior da empresa, em compensação, evita a dispersão dos funcionários nos intervalos para alimentação. Os atrasos nesses horários ficam mais raros e o tempo para o retorno é menor.
Por que investir em um refeitório?
Na hora de planejar a estrutura e os processos da empresa, uma dúvida recorrente entre empreendedores é se vale mais a pena investir em um refeitório para os funcionários ou apenas conceder um valor extra para a alimentação. Para descobrir a resposta, fatores como local, porte do estabelecimento e o tipo de atividade realizada entram em jogo.
Por que o refeitório é mais vantajoso?
O refeitório é mais vantajoso do que outros tipos de benefícios para as empresas que ficam afastadas, onde não há restaurantes por perto – assim o tempo de deslocamento dos profissionais é reduzido consideravelmente.
Por que o refeitório é opcional?
Caso existam entre funcionários na empresa, o refeitório passa a ser opcional, desde que mantenha condições suficientes de conforto e higiene para o momento da alimentação. Para isso, devem ser observados fatores diversos, como limpeza, boa quantidade de assentos, arejamento, iluminação adequada e boa circulação de pessoas, por exemplo.