Como ocorre a formação do tubo polínico?

Índice

Como ocorre a formação do tubo polínico?

Como ocorre a formação do tubo polínico?

O tubo polínico, formado a partir do grão de pólen, cresce através do estigma e do estilete. O crescimento ocorre entre as células do chamado tecido transmissor. Alguns grupos de angiospermas, entretanto, apresentam estiletes ocos que são revestidos por uma epiderme glandular por onde esse tubo cresce.

Qual a vantagem do tubo polínico?

A vantagem é a independência da água pra a reprodução, permitindo assim a conquista do ambiente terrestre.

Qual o papel do tubo polínico no processo da dupla fecundação?

O grão de pólen absorve água do estigma e germina, formando o tubo polínico. ... Ao entrar na micrópila e atingir o saco embrionário, o tubo polínico, que carrega os dois gametas masculinos e o núcleo vegetativo, adentra uma sinérgide. Essa célula degenera-se e os gametas são descarregados.

Quais plantas têm tubo polínico?

Gimnospermas e Angiospermas apresentam tubo polínico, ao contrário de Briófitas e Pteridófitas.

Como se forma o endosperma das gimnospermas?

É formado pela união dos dois núcleos polares do óvulo com um dos núcleos do gameta masculino. Após a fecundação, as sinérgides e as antípodas sofrem degeneração.

Como ocorre a formação do óvulo das angiospermas?

Após a deposição do pólen sobre o estigma receptivo, este germina, produzindo o tubo polínico, que cresce através do estilete, penetrando o ovário e através da micrópila, o óvulo.

Qual foi a vantagem do surgimento do tubo polínico para as plantas?

O surgimento do tubo polínico é uma das características que possibilitaram a conquista do ambiente terrestre pelas plantas espermatófitas (gimnospermas e angiospermas), visto que o tubo polínico serve como uma ponte entre a estrutura do pólen e o óvulo do arquegônio, possibilitando a fecundação, formação da semente.

Qual a vantagem que o tubo polínico trouxe para as gimnospermas?

O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.

Qual a consequência da dupla fecundação para as plantas com flores?

Dupla fecundação leva a formação do embrião e do endosperma, característica exclusiva das plantas com flores, as angiospermas. ... Os grãos de pólen são transferidos para o estigma das plantas através da polinização.

Postagens relacionadas: