Qual é o mecanismo de ação dos AINEs?

Índice

Qual é o mecanismo de ação dos AINEs?

Qual é o mecanismo de ação dos AINEs?

Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas.

Onde agem os AINEs?

Os anti-inflamatórios não-esteroides atuam reduzindo a síntese de prostaglandinas pela inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), diferindo na seleção de ação sobre estas. Exercem efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.

O que significa medicamento AINEs?

Os Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINES) constituem uma das classes de fármacos mais difundidas em todo mundo, utilizados no tratamento da dor aguda e crônica decorrente de processo inflamatório.

Quais os AINEs?

Classificação dos AINEs

  • Salicilatos. ...
  • Derivados do ácido Propiônico: ibuprofeno, naproxeno, cetoprofeno, flurbiprofeno. ...
  • Derivados do ácido acético: indometacina, sulindaco e etodolaco (indolacéticos); diclofenaco e cetocoralaco (fenilacéticos).
  • Derivados do oxicam: piroxicam. ...
  • Derivados das sulfonanilidas: nimesulida.

Quais as principais ações farmacológicas de AINEs?

As ações farmacológicas dos AINES são: efeito anti-inflamatório (inibem a vasodilatação, diminuem o aumento de fluxo local e o edema gerado em função das prostaglandinas); efeito analgésico (impedem a ação das prostaglandinas nas fibras nervosas nociceptivas, pois a prostaglandina atuando nessas fibras sensibiliza ...

Qual é o mecanismo de ação que diferencia a aspirina dos outros AINEs?

A aspirina modifica covalentemente a COX-1 e COX-2, resultando assim na inibição irreversível da atividade das cicloxigenases e a produção de prostaglandinas. Esta é uma diferença importante da aspirina, já que a duração de seus efeitos está relacionada à taxa de renovação das cicloxigenases nos diversos tecidos-alvo.

Como os AINEs agem no tratamento da artrite reumatóide?

Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) São geralmente usados concomitantemente com outros medicamentos e agem rapidamente por meio do bloqueio da produção de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pela inflamação.

Para quais pacientes os AINEs não seletivos COX são indicados?

Os inibidores seletivos da COX-2 são indicados nos pacientes que apresentam efeitos colaterais comprovadamente relacionados ao uso de AINE não-seletivos, como a intolerância gástrica não controlada pela associação de medicamentos gastroprotetores (HILARIO; TERRERI; LEN, 2006).

Quais são os medicamentos não esteroides?

Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.

Qual a diferença entre AIEs e AINEs?

O uso de AINEs, que atuam por mecanismos irre- versíveis de inibição das COXs (ex.: sali- cilatos), na fase final da gravidez, pode comprometer o trabalho de parto. A ação anti-inflamatória dos AIEs dá-se, através da indução da expressão do gene da liporcortina que, depois de sintetizada, inativa a fosfolipase A2.

Qual a finalidade dos AINEs?

Como o próprio nome diz, uma das finalidades importantes dos AINEs é o efeito anti-inflamatório, mas outros efeitos também importantes podem ser obtidos a partir do uso de tal classe medicamentosa. Por exemplo, na febre, os AINEs podem ser utilizados.

Qual a diferença entre os AINEs?

No Brasil, a diferença de preço entre os AINEs pode ser de 10 vezes, com o AAS, Piroxicam e Ibuprofeno entre os de menor custo. O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo.

Quais são as indicações para AINEs?

As indicações para AINEs incluem as seguintes: Condições inflamatórias Doença crônica das articulações Dor musculoesquelética Cefaleia Dor menstrual Dor de dente Dor pós-operatória leve a moderada

Por que os AINEs devem ser prescritos?

Os AINES devem ser prescritos preferencialmente para o tratamento dos quadros de dor de leve a moderada intensidade e/ou quando há inflamação de origem osteoarticular. Entre as condições mais indicadas podemos citar: Artrite reumatoide. Espondilite anquilosante.

Postagens relacionadas: