Como fazer uma escala de folga 5x1?

Índice

Como fazer uma escala de folga 5x1?

Como fazer uma escala de folga 5x1?

Na escala 5×1, a cada 5 dias trabalhados você folga 1, independente de sábados, domingos e feriados. Exemplo: você trabalha na segunda-feira, terça, quarta, quinta, sexta e no sábado será a sua folga, domingo começa tudo de novo e sua folga cairá na sexta-feira, assim por diante.

Como funciona a escala de trabalho 5X2?

As escalas de trabalho são, basicamente, uma maneira de distribuir quantos dias o colaborador vai trabalhar, e quantos dias ele estará de folga. No caso da escala 5×2, sua principal característica é que, nesse modelo, o funcionário irá trabalhar por cinco dias seguidos e depois folgar por dois dias.

Qual a duração do trabalho em escala 5x2?

Nesse caso, deve haver acordo ou convenção coletiva de trabalho. Para trabalhadores que mantêm a escala de 5X1, a duração diária de trabalho é de 7 horas e 20 minutos. No caso da escala 5X2, a cada 5 dias trabalhados são necessários dois dias de folga, sejam eles consecutivos ou intermitentes.

Como planejar uma escala de trabalho?

Planejar escalas não é uma tarefa fácil, muito menos escolher o modelo perfeito para a sua empresa. Existem vários modelos de escalas de trabalho, e uma variante é a Escala de Trabalho 5×2. Você já conhece as particularidades desse modelo?

Qual é o modelo de escala 5×2?

Foram vários os tipos de escalas criados para suprir essas demandas das empresas, e apesar de parecer algo simples de fazer, cada modelo tem uma grande complexidade. Afinal, é preciso que ele esteja dentro das normas que a legislação, as CCTs ou ACTs ditam. Nesse texto, vamos explicar um pouco mais sobre o modelo de escala 5×2.

Quando começaram a ser utilizadas as escalas de trabalho?

Você já deve saber que as escalas de trabalho começaram a ser utilizadas após a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), quando ficou acordado que a jornada de trabalho semanal seria de 44 horas. Com isso, as empresas que possuíam uma jornada de trabalho maior tiveram que se adequar ao novo formato.

Postagens relacionadas: