Como montar a estrutura de uma molécula?

Índice

Como montar a estrutura de uma molécula?

Como montar a estrutura de uma molécula?

Ouça em voz altaPausarPara montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.

Como montar a fórmula estrutural?

Ouça em voz altaPausarFórmula estrutural plana Nesse modelo gráfico, as ligações são representadas por traço (-), que indica os pares eletrônicos e a ligação. A ligação simples é o compartilhamento de dois elétrons entre os átomos, e é representada por um único traço (-).

Como fazer a montagem de um composto molecular?

Conhecendo as necessidades e as ferramentas, a montagem da fórmula estrutural de um composto molecular pode ser realizada a partir do seguinte passo a passo: Basta escrever um átomo à esquerda e um átomo à direita e colocar a ligação que se adéqua as necessidades de ambos. Veja alguns exemplos:

Como construir moléculas a partir de átomos?

Construir moléculas simples a partir de átomos. Reconhecer que o índice numa fórmula molecular indica o número de átomos na molécula. Reconhecer que o coeficiente indica o número total de moléculas. Associar nome de moléculas comuns a múltiplas representações. Veja atividades legadas. Partilhe uma Atividade!

Qual a fórmula molecular da molécula?

Portanto, sua fórmula molecular é C8H18. 2. Por meio da fórmula estrutural simplificada ou condensada: nesse tipo de fórmula, a quantidade de hidrogênios é abreviada. Por exemplo, veja a mesma fórmula da molécula encontrada na gasolina, agora de forma condensada: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a propriedade de uma fórmula estrutural?

1. Propriedades de uma fórmula estrutural Entre os átomos dos elementos podem ser utilizadas ligações simples, duplas, triplas ou dativas. A ligação simples representa o compartilhamento de dois elétrons; a dupla, o compartilhamento de quatro elétrons; a tripla, de seis elétrons.

Postagens relacionadas: