Como montar uma planilha de treinamento de corrida?

Índice

Como montar uma planilha de treinamento de corrida?

Como montar uma planilha de treinamento de corrida?

Pode ser 1 corrida leve na semana, mas também podemos dividir em duas. O objetivo é aumentar o volume e fazer o corpo se acostumar a correr. Então se você calculou que em uma semana precisa de 40 minutos de treino leve, pode fazê-lo de uma tacada só ou dividir em dois treinos de 20 minutos.

Como periodizar o treinamento de corrida?

O período de preparação dos alunos/atletas pode ser divididos em três momentos bem marcantes: período de base, período especifico e período regenerativo. A base tem por objetivo fazer com que você possa correr cada vez mais longe. Neste período, as distâncias vão aumentado de forma gradativa.

Como elaborar um plano de corrida?

Programe três dias de corrida “São necessários três treinos de qualidade por semana para que uma pessoa evolua na corrida”, afirma o treinador Cliff Latham, do Texas (EUA). “Se você fizer um longão em um dia, um ritmado em outro e um intervalado no terceiro treino, notará uma melhora”.

Como devem ser iniciados e terminados os treinos?

Movimentos de explosão e potência (saltos) são no começo, depois vêm os multiarticulares (agachamento e remada) e uniarticulares (tríceps e bíceps)

  1. Exercício de salto deve ser o primeiro por exigir muita força. ( ...
  2. Exercício de pliometria também é o primeiro da série masculina (Foto: Sandro Gama)

Como controlar a periodização do treinamento?

Continuamos o nosso bate papo sobre periodização do treinamento (PT). No último texto falei um pouco referente ao controle das cargas de treinamento. É fundamental entendermos a dinâmica de controlar as cargas de treinamento em um programa de PT de nossos atletas ao longo de uma temporada.

Qual a vantagem da periodização nos treinos?

A periodização nos treinos, portanto, garante que o corpo receba estímulos diferentes, em períodos predefinidos, a fim de alcançar objetivos específicos. Além disso, a prática é capaz de evitar lesões e até o overtraining (esgotamento por excesso de atividades).

Qual a causa da falta de periodização nos treinos?

Esse cenário bastante comum pode ter uma causa: a falta de periodização nos treinos. Basicamente, a periodização é uma espécie de planilha de objetivos. Nela, você deverá estabelecer metodologias de curto, médio e longo prazo para alcançar os resultados.

Postagens relacionadas: