Quais são os diuréticos poupadores de potássio?
Quais são os diuréticos poupadores de potássio?
Os diuréticos poupadores de potássio de uso clínico incluem:
- Bloqueadores do canal epitelial de sódio. Amilorida. Triantereno.
- Antagonistas da aldosterona: Espironolactona. Eplerenona.
Qual o mecanismo de ação dos diuréticos?
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.
O que o diurético pode causar?
Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina, perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações.
Quais são os usos dos diuréticos de alça?
Usos Terapêuticos: O uso principal dos diuréticos de alça é no tratamento do edema pulmonar agudo. Isso porque um aumento rápido da capacitância venosa, com uma rápida natriurese reduz as pressões de enchimento do ventrículo esquerdo, aliviando rapidamente o edema pulmonar.
Por que não se usa diuréticos?
Nestes pacientes não se usa diuréticos, apenas restrição salina e outras medidas higieno-dietéticas, junto aos inibidores de enzima conversora e digital. O diurético de escolha é o tiazídico, naqueles pacientes com sinais de retenção hídrica, junto aos inibidores de enzima conversora e digitálicos.
Qual o mecanismo de ação dos diuréticos?
Isso pode ser explicado devido às suas vantagens, como a alta eficácia e baixo custo, além de poderem ser usados em associação a outros anti-hipertensivos, aumentando os efeitos. Para o entendimento do mecanismo de ação dos diuréticos, se faz necessário uma breve explicação da fisiologia renal:
Como são classificados os diuréticos?
Considerando o efeito que produzem, podem ser classificados em: Diuréticos propriamente ditos: quando aumentam a excreção de água, mas não de eletrólitos; Saluréticos: aumentam a excreção de sódio e cloreto. Abaixo são listadas as principais classes de diuréticos, com os respectivos representantes farmacológicos.