Quais são os efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos *?

Índice

Quais são os efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos *?

Quais são os efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos *?

vários efeitos adversos têm sido descritos:

  • Hipocalemia: depleção do potássio sanguíneo.
  • Alcalose metabolica.
  • Uricemia.
  • diminuição da tolerância à glicose.
  • aumento do colesterol sérico.

Como atuam os diuréticos tiazídicos e semelhantes no tratamento da Hipercalciúria idiopática?

Os diuréticos tiazídicos diminuem a excreção urinária de cálcio10. Esse efeito ocorre em indivíduos normais e em pacientes com hipercalciúria idiopática ou hiperparatireoidismo primário.

Quais efeitos colaterais do diuréticos?

Efeitos secundários diuréticos

  • Acidez metabólica de Hyperchloremic causada pela perda de bicarbonato do plasma.
  • Pedras de rim devido à excreção aumentada do fosfato e do cálcio.
  • Baixo nível do potássio (hypokalemia)
  • Sonolência.
  • Neurotoxicidade.
  • Reacções alérgicas ou de hipersensibilidade.

Qual a principal função dos diuréticos?

Os diuréticos são indicados principalmente para o tratamento da hipertensão e dos quadros de edema (inchaços). Os dois problemas estão relacionados a um excesso de sal no organismo, que, como consequência, provoca retenção de água.

Quanto tempo leva para Diuretico fazer efeito?

Ao reduzir o volume de líquido nos tecidos e no sangue, o inchaço diminui, assim como a pressão arterial. Os efeitos do medicamento já podem ser notados após 1 hora a 1,5 hora após a ingestão por via oral, ou de 5 a 15 minutos pela via intravenosa.

Como agem os medicamentos diuréticos?

Na verdade, os diuréticos agem primariamente aumentando a excreção de sódio. Como não podemos urinar sal, o rim aumenta a quantidade de água excretada para poder diluir e eliminar esse sódio todo na urina.

Qual o efeito dos diuréticos?

Considerando o efeito que produzem, podem ser classificados em: 1 Diuréticos propriamente ditos: quando aumentam a excreção de água, mas não de eletrólitos; 2 Natriuréticos: aumentam a eliminação de sódio; 3 Saluréticos: aumentam a excreção de sódio e cloreto.

Como são classificados os diuréticos?

Considerando o efeito que produzem, podem ser classificados em: Diuréticos propriamente ditos: quando aumentam a excreção de água, mas não de eletrólitos; Saluréticos: aumentam a excreção de sódio e cloreto. Abaixo são listadas as principais classes de diuréticos, com os respectivos representantes farmacológicos.

Qual o manuseio dos diuréticos?

O manuseio dos diuréticos depende do tipo de insufuciência cardíaca e classe funcional do paciente. Nestes pacientes não se usa diuréticos, apenas restrição salina e outras medidas higieno-dietéticas, junto aos inibidores de enzima conversora e digital.

Quais são os diuréticos usados nesse texto?

Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®). Amilorida. Triantereno. Ainda existem o Manitol e a Acetazolamida, que são diuréticos usados apenas em situações específicas, que não serão abordados nesse texto.

Postagens relacionadas: