Como atuam os diuréticos osmóticos?
Índice
- Como atuam os diuréticos osmóticos?
- Como agem os diuréticos de alça?
- Qual mecanismo de ação dos diuréticos osmóticos de exemplo desses fármacos?
- Como atuam os diuréticos inibidores da anidrase carbónica?
- Como os diuréticos podem influenciar na pressão arterial?
- Porque os diuréticos de alça podem causar hipocalemia?
- São menos potentes que os diuréticos de alça?
- Quais são os diuréticos?
- Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
- Qual o mecanismo de ação desses diuréticos?
- Qual o grupo de diuréticos mais fraco?
Como atuam os diuréticos osmóticos?
Diuréticos osmóticos Estes medicamentos elevam a osmolaridade do filtrado glomerular, que induz o movimento de água intracelular para um espaço extracelular e vascular, induzindo uma diurese acentuada, diminuindo consequentemente a pressão e o edema intracraniana e a pressão intraocular elevada.
Como agem os diuréticos de alça?
1) Diuréticos de Alça: A inibição do NaK2Cl resulta em aumento acentuado da excreção de Sódio e Cloro, indiretamente de Ca e Mg e com a queda de concentração de solutos no interstício medular diminui a reabsorção de água no túbulo coletor, aumentando a sua eliminação.
Qual mecanismo de ação dos diuréticos osmóticos de exemplo desses fármacos?
Os Diuréticos osmóticos são um grupo de fármacos diuréticos que actuam no Rim, aumentando o volume e diminuindo a concentração da urina. Alteram as forças osmóticas ao longo do néfron, inibindo a reabsorção de solutos e água, como exemplo, podemos citar o Manitol.
Como atuam os diuréticos inibidores da anidrase carbónica?
Classe dos Inibidores da Anidrase Carbônica Atuam no túbulo proximal sob a enzima anidrase carbônica, inibindo a reabsorção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e a secreção de ácido. Dessa forma, pelo aumento de eliminação de bicarbonato, aumentam o pH urinário e podem gerar acidose metabólica.
Como os diuréticos podem influenciar na pressão arterial?
Diuréticos podem fazer com que os vasos sanguíneos se alarguem (dilatem). Os diuréticos também ajudam os rins a eliminar sódio e água, diminuindo o volume de líquido pelo corpo e reduzindo, assim, a pressão arterial.
Porque os diuréticos de alça podem causar hipocalemia?
Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, inibem a reabsorção de cloreto de sódio no túbulo distal renal. A redução da reabsorção de sódio leva ao aumento da excreção de potássio e à possibilidade de hipocalemia.
São menos potentes que os diuréticos de alça?
Os tiazídicos (p. ex., bendroflumetiazida) são menos potentes que os diuréticos de alça. Inibem o cotransportador Na+ /Cl− no túbulo contorcido distal. São usados no tratamento da hipertensão.
Quais são os diuréticos?
Diuréticos osmóticos Diuréticos inibidores da anidrase carbônica Os diuréticos são remédios que podem ser usados isolados ou associados com outras substâncias ativas, para o tratamento da hipertensão arterial, inchaço causado por doenças do coração, do rim ou do fígado, entre outros.
Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio. Furosemida (Lasix®). Bumetanida (Burinax®). Torasemida. Hidroclorotiazida (Drenol®). Clortalidona (Higroton®, Hygroton®).
Qual o mecanismo de ação desses diuréticos?
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água. Estes remédios exercem uma potência moderada.
Qual o grupo de diuréticos mais fraco?
Os diuréticos poupadores de potássio são o grupo de diuréticos mais fraco e estão contraindicados na insuficiência renal avançada. A espironolactona também inibe um hormônio chamado aldosterona, que quando está elevado piora a insuficiência cardíaca e a cirrose. Por isso, ela é muito usada nessas duas doenças junto com a furosemida.