Quais são os AINEs?
Índice
- Quais são os AINEs?
- Quais os principais efeitos adversos do AINEs?
- O que são AINEs seletivos?
- Quais são os AINEs mais utilizados no Brasil?
- Qual é o principal efeito adverso observado com o uso de AINEs altamente seletivos da cox2?
- Quais os principais efeitos colaterais dos coxibes?
- Como funcionam os AINEs?
- Quais são os efeitos dos AINEs?
- Quais são as indicações para AINEs?
- Qual o mecanismo de ação dos AINEs?
Quais são os AINEs?
Exemplos de anti-inflamatórios não esteroides
- Diclofenaco.
- Ibuprofeno.
- Naproxeno.
- Nimesulida.
- Indometacina.
- Cetoprofeno.
- Ácido mefenâmico.
- Piroxicam.
Quais os principais efeitos adversos do AINEs?
Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
O que são AINEs seletivos?
Os AINEs altamente seletivos para COX 2 são aqueles que inibem seletivamente a COX 2, ou seja, não inibem a COX 1. Com isso, a função protetora gástrica de prostaglandinas produzidas via COX 1 não é afetada. E inibe a COX 2, fazendo o controle da inflamação, da febre e da dor.
Quais são os AINEs mais utilizados no Brasil?
Os AINE-t incluídos nesses estudos são fundamentalmente os mais utilizados: diclofenaco, ibuprofeno e naproxeno. É o único dos três AINEs citados nesse informativo que está presente na Rename-2012(11). Ibuprofeno é derivado do ácido propiônico, com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antipirética.
Qual é o principal efeito adverso observado com o uso de AINEs altamente seletivos da cox2?
Alterações renais Todos os AINEs, independente se inibem a COX 1 ou COX 2, podem provocar lesão renal. Isso porque tanto a COX 1 quanto a COX 2 estão expressas constitutivamente nos rins, e, em sua normalidade, mantêm a taxa de filtração glomerular (TFG).
Quais os principais efeitos colaterais dos coxibes?
Atualmente são associados aos Coxibes graves efeitos adversos a nível cardiovascular (CV) que incluem risco aumentado de enfarte do miocárdio (EM), acidentes vasculares cerebrais (AVCs), insuficiência cardíaca (IC) e hipertensão arterial (HTA), sendo que estes efeitos adversos se agravam em doentes com antecedentes de ...
Como funcionam os AINEs?
Os AINEs possuem uma ação que promove inibição, central e/ou periférica, de uma enzima chamada ciclooxigenase, comumente conhecida como COX. A partir dessa inibição, uma série de outras substâncias deixa de ser produzidas e assim, temos o controle de algumas situações como febre, dor e inflamação.
Quais são os efeitos dos AINEs?
Por isso se diz que os três efeitos básicos dos AINEs são antipirético, analgésico e antiinflamatório. Os anti-inflamatórios agem no organismo inibindo a ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX), a qual permite o aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina, responsável pelo surgimento do quadro inflamatório.
Quais são as indicações para AINEs?
As indicações para AINEs incluem as seguintes: Condições inflamatórias Doença crônica das articulações Dor musculoesquelética Cefaleia Dor menstrual Dor de dente Dor pós-operatória leve a moderada
Qual o mecanismo de ação dos AINEs?
MECANISMO DE AÇÃO DOS AINEs O mecanismo de ação dos AINEs foi desvendado no ano de 1971, quando Vane e colaboradores estabeleceram que as principais ações dos AINEs, estavam relacionadas com a sua capacidade de inibir a oxidação do ácido araquidônico pela inibição das cicloxigenases (COXs) (CARVALHO,