Qual a função dos trombolíticos?

Índice

Qual a função dos trombolíticos?

Qual a função dos trombolíticos?

A alteplase faz parte de uma classe de medicamentos chamada de "trombolíticos", ou seja, drogas que dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames. Só que essas medicações também podem causar hemorragia grave no cérebro, o que pode ser fatal.

Como administrar trombolíticos?

Sua administração é por via endovenosa. Os pacientes em uso de estreptoquinase podem apresentar, como efeitos colaterais: sangramento espontâneo grave, hemorragia cerebral, hipersensibilidade e reações anafiláticas, febre, calafrios, hipotensão e broncoespasmo.

Qual a finalidade do uso dos trombolíticos para tratamento de um iam?

O uso de trombolíticos para o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) segue o princípio de que a recanalização precoce dos vasos coronarianos ocluídos possa melhorar a evolução clínica dos pacientes. Quanto mais cedo o fluxo sanguíneo for restaurado, maiores as chances de evitar a morte do músculo cardíaco.

Quais as opções de trombolíticos disponíveis no Brasil e qual a finalidade?

De um modo geral, as doses de trombolíticos recomendadas para TEP são as seguintes: estreptoquinase, 250.000 UI em dose inicial, seguida de 100.000 UI/h por 24 h; uroquinase, 4.400 UI/kg de peso em dose inicial, seguida de 2.200 UI/kg por 12 h; ou rtPA i.v., 100 mg/2 h (Quadro 13).

Como preparar alteplase?

Administrar uma dose de 15 mg como bolo intravenoso, seguida de infusão de 0,75 mg/kg de peso corpóreo (até o máximo de 50 mg) durante os 30 primeiros minutos, seguida por uma infusão intravenosa de 0,5 mg/kg de peso corpóreo (até o máximo de 35 mg) durante os 60 minutos seguintes.

Como tomar alteplase?

Administrar uma dose de 15 mg como bolo intravenoso, seguida de dose de 50 mg em infusão intravenosa durante os primeiros 30 minutos, seguida de infusão intravenosa de 35 mg durante os 60 minutos seguintes, até a dose máxima de 100 mg.

Quais os cuidados do AVC?

2) Reduzir riscos de um novo AVC: alimentação saudável, estímulo a atividade física sempre que possível e uso regular da medicação com visitas periódicas ao médico assistente. 3) Evitar comparar a recuperação de diferentes pacientes, pois cada paciente é único.

Qual o critério de exclusão para o tratamento trombolítico?

Serão excluídos deste protocolo de tratamento todos os pacientes com pelo menos uma das condições abaixo: Sinais e sintomas leves (com comprometimento funcional discreto) ou de resolução completa espontânea.

Quais as principais indicações do trombolítico?

Segundo a National Libray of Medicine, as principais indicações do trombolítico são: Todas essas condições são causadas pela interrupção de fluxo sanguíneo por um trombo. Sem adequado fluxo, há falta de oxigênio e nutrientes. Essa condição é denominada isquemia e pode ocorrer em qualquer órgão, mas é mais grave e comum no cérebro e coração.

Como os trombolíticos podem causar complicações?

Os trombolíticos podem causar algumas complicações, como excesso de 3,9 derrames cerebrais por mil pacientes tratados (principalmente no primeiro dia após tratamento).

Quem foi o primeiro trombolítico utilizado no Brasil?

O primeiro trombolítico utilizado no Brasil foi a Estreptoquinase. Esse medicamento foi empregado para tratamento do infarto agudo do miocárdio. Apesar de efetiva em alguns casos, a medicação estava associada a muitos episódios de sangramento, incluindo sangramentos intracranianos.

Qual o efeito colateral do trombolítico?

Com o advento de novas medicações esse tipo de efeito colateral foi minimizado. Segundo a National Libray of Medicine, as principais indicações do trombolítico são: Todas essas condições são causadas pela interrupção de fluxo sanguíneo por um trombo. Sem adequado fluxo, há falta de oxigênio e nutrientes.

Postagens relacionadas: