Quais os efeitos colaterais dos diuréticos tiazídicos?
Índice
- Quais os efeitos colaterais dos diuréticos tiazídicos?
- O que acontece quando se toma muito Diuretico?
- Quais são os efeitos colaterais dos diuréticos?
- Quais são os diuréticos?
- Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
- Qual o mecanismo de ação desses diuréticos?
- Qual o grupo de diuréticos mais fraco?
Quais os efeitos colaterais dos diuréticos tiazídicos?
Os principais efeitos colaterais dos tiazídicos são a hipocalemia e hipomagnesemia, podendo precipitar arritmias cardíacas, podemos citar também a disfunção erétil, elevação do ácido úrico e dos triglicerídeos.
O que acontece quando se toma muito Diuretico?
Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina, perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações.
Quais são os efeitos colaterais dos diuréticos?
Efeitos secundários diuréticos
- Acidez metabólica de Hyperchloremic causada pela perda de bicarbonato do plasma.
- Pedras de rim devido à excreção aumentada do fosfato e do cálcio.
- Baixo nível do potássio (hypokalemia)
- Sonolência.
- Neurotoxicidade.
- Reacções alérgicas ou de hipersensibilidade.
Quais são os diuréticos?
Diuréticos osmóticos Diuréticos inibidores da anidrase carbônica Os diuréticos são remédios que podem ser usados isolados ou associados com outras substâncias ativas, para o tratamento da hipertensão arterial, inchaço causado por doenças do coração, do rim ou do fígado, entre outros.
Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio. Furosemida (Lasix®). Bumetanida (Burinax®). Torasemida. Hidroclorotiazida (Drenol®). Clortalidona (Higroton®, Hygroton®).
Qual o mecanismo de ação desses diuréticos?
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água. Estes remédios exercem uma potência moderada.
Qual o grupo de diuréticos mais fraco?
Os diuréticos poupadores de potássio são o grupo de diuréticos mais fraco e estão contraindicados na insuficiência renal avançada. A espironolactona também inibe um hormônio chamado aldosterona, que quando está elevado piora a insuficiência cardíaca e a cirrose. Por isso, ela é muito usada nessas duas doenças junto com a furosemida.