O que significa inibir a recaptação de serotonina?

Índice

O que significa inibir a recaptação de serotonina?

O que significa inibir a recaptação de serotonina?

Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento de síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade. Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina no corpo e no cérebro.

Qual o melhor Recaptador de serotonina?

A potência da inibição de recaptação da serotonina é variada, assim como a seletividade por noradrenalina e dopamina 2. A sertralina e a paroxetina são os mais potentes inibidores da recaptação 2.

Qual o mecanismo de ação dos inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina?

Como classe, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina inibem a recaptação pré-sináptica da recaptação da serotonina, e deste modo aumentam a disponibilidade da serotonina sináptica 1,2. Causam efeitos adversos como os antidepressivos tricíclicos, mas apresentam uma tolerabilidade bem maior que estes 3.

Como agem os antidepressivos ISRS?

Os ISRSs inibem de forma potente e seletiva a recaptação de serotonina, resultando em potencialização da neurotransmissão serotonérgica. Embora compartilhem o principal mecanismo de ação, os ISRS são estruturalmente distintos com marcadas diferenças no perfil farmacodinâmico e farmacocinético.

O que acontece quando inibe a serotonina?

Assim, quando há a ausência de serotonina, ou não há quantidade adequada da substância no cérebro, os sentimentos de solidão e tristeza podem ser predominantes. Ou seja, a serotonina é um estabilizador natural do humor, e sua ausência no cérebro pode provocar depressão e também ansiedade.

Qual o melhor medicamento para depressão e ansiedade?

Medicamentos psiquiátricos para depressão

  • Fluoxetina. É um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bulimia, disforia e outros. ...
  • Escitalopram. ...
  • Mirtazapina. ...
  • Citalopram. ...
  • Diazepam. ...
  • Bromazepam. ...
  • Alprazolam. ...
  • Lorazepam.

Qual Antidepressivo aumenta a serotonina?

Dentre os antidepressivos, destacam-se os: 1) inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como a fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram e fluvoxamina, que aumentam a concentração principalmente de serotonina em determinadas áreas do cérebro; 2) os inibidores da recapção de serotonina e ...

Como funcionam os inibidores seletivos de recaptação de serotonina?

Este aumento dos níveis de serotonina no espaço intersináptico (fenda sináptica) pode melhorar o humor da pessoa. Além disso, os ISRS se chamam ‘seletivos’ porque afetam principalmente a serotonina, e não outros neurotransmissores. Todos os inibidores seletivos de recaptação de serotonina trabalham de forma similar.

Quais são os antagonistas de recaptação de serotonina?

Antagonistas e inibidores de recaptação de serotonina (AIRS) formam uma classe de medicamentos que são usados principalmente como antidepressivos, mas também como ansiolíticos e hipnóticos. Eles agem antagonizando os receptores de serotonina, como o 5-HT 2A, e inibindo a recaptação de serotonina, noradrenalinas e/ou dopamina.

Quais são os inibidores do transportador da serotonina?

Os inibidores do transportador da serotonina são usados em caso de depressão leve ou grave, ataques de ansiedade ou de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e distúrbio bipolar. Entretanto, nesse último, o uso de ISRS pode acarretar, ou induzir, a fase maníaca .

Como os medicamentos aumentam os níveis de serotonina?

Os medicamentos que aumentam os níveis de serotonina actuam através de diferentes mecanismos: a inibição do metabolismo da serotonina, o aumento da sua produção ou da sua libertação, ou pela inibição da recaptação deste neurotransmissor.

Postagens relacionadas: