Qual o mecanismo de ação das biguanidas?
Índice
- Qual o mecanismo de ação das biguanidas?
- O que fazem as biguanidas?
- Como agem as drogas sulfoniluréias?
- Por que as biguanidas são a principal classe de fármacos usadas no tratamento da dm2?
- Qual dos medicamentos abaixo pertence à classe das biguanidas e o seu mecanismo de ação?
- Qual classe de hipoglicemiantes é indicada no tratamento da diabetes Mellitos do tipo II em pacientes obesos?
- Qual o mecanismo de ação dos hipoglicemiantes?
Qual o mecanismo de ação das biguanidas?
Biguanidas. O mecanismo de ação consiste em ativar a enzima AMPK e reduzir a produção hepática de glicose. É excretada pelos rins na forma do composto ativo. Efeitos colaterais e interações medicamentosas: Em pacientes com insuficiência renal, as biguanidas acumulam-se e, portanto, aumentam o risco de acidose láctica.
O que fazem as biguanidas?
Chamam-se biguanidas uma classe de fármacos utilizadas como hipoglicemiantes. As biguanidas, diferentemente das sulfoniluréias não afectam a liberação de insulina. A ação de redução nos níveis de glicose sanguíneo não depende das células beta pancreáticas.
Como agem as drogas sulfoniluréias?
As sulfonilureias fecham os canais de potássio e promovem a despolarização das células beta do pâncreas, com esses canais fechados a quantidade de cálcio dentro da célula aumenta, isso estimula a exocitose dos grânulos de insulina ou Gogos.
Por que as biguanidas são a principal classe de fármacos usadas no tratamento da dm2?
Biguanidas A metformina melhora a ação da insulina no fígado, diminuindo a produção hepática da glicose em 10 a 30% e, no músculo, aumentando a captação de glicose em 15 a 40% e estimulando a glicogênese.
Qual dos medicamentos abaixo pertence à classe das biguanidas e o seu mecanismo de ação?
Biguanidas. Mais conhecida como metformina, essa classe de medicamentos age independentemente da produção de insulina do paciente. Ao contrário das sulfoniluréias, a metformina não estimula a secreção de insulina, logo não causa hipoglicemia, exceto quando associada a outros medicamentos.
Qual classe de hipoglicemiantes é indicada no tratamento da diabetes Mellitos do tipo II em pacientes obesos?
No DM2 obeso, a prioridade é a perda de peso. Caso não se consiga após 4 a 6 semanas controle glicêmico adequado, podem ser indicadas inicialmente drogas que sensibilizam a ação de insulina (biguanida e tiazolidinediona), associadas ou não a drogas anti-obesidade.
Qual o mecanismo de ação dos hipoglicemiantes?
São hipoglicemiantes cujo mecanismo básico de ação é estimular diretamente a liberação de insulina em pacientes que possuem células betas viáveis, ou seja, que ainda são capazes de produzir um pouco de insulina.