Como mudar orquídea de um vaso para o outro?

Índice

Como mudar orquídea de um vaso para o outro?

Como mudar orquídea de um vaso para o outro?

Quando mudar a orquídea de vaso?

  1. Cheire o substrato atual da orquídea e avalie se o odor é agradável (de terra molhada) ou um pouco azedo (como feijão velho). ...
  2. Escolha um vaso de barro com furos laterais que seja uns três dedos mais largo do que o vaso no qual a planta está.

Qual a melhor época de mudar orquídeas?

Primavera Mas atenção: não são todas as orquídeas que podem ser plantadas em árvores, somente as epífitas, que buscam no tronco um suporte para obter mais luz, umidade e nutrição. E o início da Primavera, no dia 22, é a melhor época para isso.

Quando mudar as orquídeas de vaso?

Vera, no geral, as orquídea devem ser trocadas de vaso quando o substrato (o material em que estão plantadas) fica velho, o que acontece a cada quatro anos, mais ou menos.

É normal a planta murchar quando troca de vaso?

Lembre-se que cada planta tem seu tipo de cuidado ideal. Aqui seguirei os passos para recuperar uma planta que gosta de água em suas folhas também! Possivelmente após esse transplante, as flores irão murchar. As folhas murchas é sinal de desidratação, então comece borrifando suas folhas e evitando as flores.

Pode transplantar orquídeas com flores?

Não vale a pena correr o risco de mudar de vaso uma orquídea com flor, mesmo que ela esteja bem tratada e adubada. Ao realizar o transplante, muitas raízes acabam quebrando, gerando estresse para a planta. ... Poucas orquídeas têm floradas longevas, você nem vai precisar esperar por muitos dias...

Qual é a melhor lua para plantar orquídeas?

Bom para o plantio. Lua Cheia, momento de colher o que se plantou, é a plenitude do cultivo, com formação de hastes e afins. Lua Minguante, neste período a seiva é atraída para baixo, favorecendo o crescimento das raízes.

Como fazer para replantar orquídeas?

Replantio de orquídeas: 5 segredos para não errar!

  1. Use os dedos para soltar as raízes. ...
  2. Descarte as raízes velhas. ...
  3. Evite as pragas com uma escova! ...
  4. Renove o substrato. ...
  5. Coloque na altura certa.

Como cuidar da muda de orquídea?

PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.

Qual o tipo de terra para plantar orquídea?

Dessa forma, para as epífitas, o substrato ideal é aquele poroso, composto de casca de pinus, carvão picado, fibra de coco, isopor, esfagno, etc., para as terrestres, terra vegetal, turfa, areia, composto orgânico e para as rupícolas, material poroso misturado à pedriscos.

Como preparar o novo vaso para receber a orquídea?

Prepare o novo vaso para receber a sua orquídea Forre o fundo do vaso com argila expandida, para facilitar o processo de drenagem e, de seguida, um pouco de substrato. Lembro também que a colocação da orquídea no novo vaso deve ser feita com cuidado para não partir as suas raízes ou danificá-las.

Como reenvasar uma orquídea?

A mudança de vaso e a substituição do substrato pode ser stressante para a planta e deverá ser feito com algum cuidado. Consoante o tipo de orquídea, devemos saber escolher o melhor vaso, o substrato e a melhor altura para reenvasar. Aqui deixo algumas sugestões sobre este importante processo para a planta. Posso reenvasar?

Como dividir a sua orquídea?

Caso a sua orquídea seja muito grande, deve dividi-la em duas ou mais partes, sempre com muito cuidado. Nota: Utilize sempre um vaso com furos para facilitar a drenagem. Se a água acumular no seu vaso, as raízes da sua orquídea podem apodrecer. 4 . Coloque a orquídea no vaso e preencha o restante com substrato

Como fazer a mistura base para orquídeas?

Convém primeiro que tudo conhecer a planta, o seu habitat e o modo de crescimento. A mistura base para orquídeas deve ter materiais que lhe permitam alguma drenagem e também retenção de água sem ensopar as raízes. Existem misturas já preparadas no mercado ou podemos fazer a nossa própria mistura.

Postagens relacionadas: