Qual mecanismo de ação das sulfonilureias?
Qual mecanismo de ação das sulfonilureias?
As sulfonilureias fecham os canais de potássio e promovem a despolarização das células beta do pâncreas, com esses canais fechados a quantidade de cálcio dentro da célula aumenta, isso estimula a exocitose dos grânulos de insulina ou Gogos.
Quais são os principais efeitos das sulfonilureias?
De modo geral as sulfoniluréias têm uma ação mais na glicemia de jejum do que na pós-prandial. Como principais complicações temos a possibilidade de indução de hipoglicemia e de ganho de peso. O ganho de peso está relacionado ao efeito anabólico da insulina e das medidas para a prevenção da hipoglicemia.
Quem pode ser considerado um Secretagogo?
Secretagogos de insulina: Sulfonilureias - Clorpropramida, Glibenclamida, Glicazida, Glipizida e Glimepirida. Metiglinidas - Repaglinida e Nateglinida. Inibidores de DPP-IV - Vidagliptina, Sitagliptina, Saxagliptina e Linagliptina. Incretinomiméticos - Exenatida e Liraglutida.
Quais as sulfonilureias?
Sulfoniluréias
- Sulfoniluréias de primeira geração: clorpropamida (Diabinese®), tolazamida (Tolinase®) e tolbutamida (Rastinon®).
- Sulfoniluréias de segunda geração: glibenclamida (Daonil®), glipizida (Minidiab®), gliclazida (Diamicron®), glimepirida (Amaryl®) (Glimepil®).
- Caracteristicas das Sulfoniluréias.
Qual a condição para se usar as sulfoniluréias no controle da glicemia?
O uso destas medicações está indicado no DM2, quando com a dieta e o aumento da atividade física não forem capazes de obter um bom controle, ou seja, glicemias de jejum e pós prandial e hemoglobina glicosilada próximos aos níveis normais (7,8).
Quais são as sulfoniluréias?
As sulfoniluréias de segunda-geração são utilizadas em doses menores do que a Clorpropamida. Há quatro drogas de segunda geração: glipizida (Minidiab®), glibenclamida (Daonil®, genéricos e similares), glimepirida (Amaryl®, genéricos e similares) e gliclazida (Diamicron® MR e similares).