Como agem os inibidores Seletivos da recaptação de serotonina?

Índice

Como agem os inibidores Seletivos da recaptação de serotonina?

Como agem os inibidores Seletivos da recaptação de serotonina?

O efeito antidepressivo ocorre pelos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, que agem impedindo a retirada da serotonina da fenda sináptica, local onde esse neurotransmissor exerce suas ações. Desse modo, a serotonina permanece disponível por mais tempo, causando melhora no humor dos pacientes.

Como os ISRS agem?

Os ISRS inibem a recaptação da serotonina na fenda sináptica e com isso há mais neurotransmissores disponíveis para a exercer a atividade serotonérgica, como é ilustrado na figura abaixo.

Qual o mecanismo de ação dos antidepressivos tricíclicos?

O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA).

O que é o ISRS?

Descobertos ainda no século passado, os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) continuam sendo consideradas drogas excelentes para o tratamento de transtornos psiquiátricos como a depressão e a ansiedade.

O que é a Recaptação da Serotonina?

A recaptação é um mecanismo que o neurônio realiza para retirar o neurotransmissor (no caso, serotonina) da fenda sináptica. Quando a recaptação é inibida, aumenta a quantidade de serotonina disponível para os neurônios. medicamentos como o pondera podem ser muito úteis na redução de sintomas.

Qual o mecanismo de ação dos IMAO?

A primeira classe que falaremos será a dos inibidores de monoaminooxidase (IMAO) que tem como mecanismo de ação a inibição da enzima MAO que é responsável pela destruição dos neurotransmissores dentro do neurônio. Com essa destruição, os neurotransmissores permanecem mais tempo na fenda sináptica.

Quem são os antidepressivos tricíclicos?

Exemplos de antidepressores tricíclicos

  • Amitriptilina.
  • Clomipramina.
  • Desipramina.
  • Imipramina.
  • Nortriptilina.
  • Doxepina.

Quais os efeitos colaterais dos antidepressivos tricíclicos?

Dentre os principais efeitos colaterais, estão: – Efeitos anticolinérgicos: boca seca, constipação, visão turva, retenção urinária; – Efeitos cardíacos: taquicardia, achatamento das ondas T, prolongamento dos intervalos QT e depressão dos segmentos ST na gravação eletrocardiográfica (ECG);

Por que os ISRS são contra-indicados?

O seu metabolismo é aumentado, algumas vezes de forma perigosa, pelo uso concomitante de aspirina, fenilbutazona e esteróides . Os ISRS são fortemente contra-indicados em pacientes medicados com inibidores da monoamina oxidase, já que essa associação pode induzir a síndrome serotoninérgica, possivelmente fatal.

Como se deve usar o ISRS junto com os antidepressivos?

Nunca se deve usar nenhum antidepressivo ISRS junto com os antidepressivos inibidores da MAO. É preciso sempre haver um espaço de no mínimo 14 dias entre o uso de um e outro. Esta associação pode ser fatal. A fluoxetina foi o primeiro ISRS lançado no mercado.

Será que o ISRS pode causar suicídios?

Se ingeridos com inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) podem ocasionar a síndrome serotoninérgica, com hipertermia e choque cardiovascular possivelmente fatal. Houve discussões sobre se o uso de ISRS levaria a um aumento do número de suicídios, mas estudos colocaram à parte essa hipótese, pelo menos em indivíduos adultos.

Quais medicamentos são prescritos com ISRS?

Estes medicamentos costumam ser prescritos em casos de efeitos colaterais com ISRS, ou seja, com o aumento de serotonina. Um exemplo de uso é em casos de pessoas que sofrem com ejaculação retardada. Principais ISRD: Amineptina; Bupropiona; Minaprina; Inibidores da monoaminoxidase (IMAO)

Postagens relacionadas: