O que são os radicais livres e antioxidantes?

Índice

O que são os radicais livres e antioxidantes?

O que são os radicais livres e antioxidantes?

Esses radicais livres são provenientes da oxidação da membrana celular, responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano. O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.

Qual é a função dos radicais livres?

Sob condições normais, os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA, causando envelhecimento precoce. Ao capturar o elétron dessas células, o radical livre atua como agente oxidante.

Como combater os antioxidantes?

Não existe uma forma de evitar a produção deles. Porém, você pode ajudar a não desequilibrar mantendo uma dieta rica em alimentos fonte de antioxidantes ((vitamina C, vitamina E, vitamina A e beta-caroteno) e sem esquecer de fazer atividades físicas.

Quais são os radicais livres?

Radicais livres são moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. ... Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas.

Quais são os antioxidantes?

Chamadas de antioxidantes, estas substâncias têm a função de evitar o estresse oxidativo. Antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis.

Qual a origem dos radicais livres no nosso organismo?

E esta célula “intoxicada” pode dar origem a males como Parkinson, catarata, senilidade, Alzheimer, degeneração muscular, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e até alguns tipos de câncer. Os radicais livres são produzidos o tempo todo pelo nosso organismo.

Quais são os alimentos responsáveis pelo combate aos radicais livres?

Vitaminas, minerais e aminoácidos nos fornecem antioxidantes não enzimáticos e possibilitam a produção de enzimas antioxidantes pelo organismo. Entre os alimentos capazes de reforçar o combate aos radicais livres estão o açafrão, o azeite de oliva, as frutas vermelhas, a linhaça, os peixes de águas frias, o pepino, a sálvia e a semente de abóbora.

Por que os radicais livres são saudáveis?

Com isso, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo. Pesquisas apontam que, com as células saudáveis protegidas da oxidação, se dificulta o aparecimento de uma série de doenças.

Postagens relacionadas: