Qual é o mecanismo de ação dos glicocorticoides?

Índice

Qual é o mecanismo de ação dos glicocorticoides?

Qual é o mecanismo de ação dos glicocorticoides?

Glicocorticóides suprimem a inflamação através de vários mecanismos celulares e moleculares. Seus efeitos sobre as células inflamatórias incluem: indução de apoptose, inibição de citocinas e inibição da migração.

Qual o mecanismo de ação dos corticoides?

O principal mecanismo de ação anti-inflamatória dos corticoides é o bloqueio duplo da cascata do ácido araquidônico, por meio da indução da lipocortina, que age inibindo a fosfolipase A2 e da inibição das COXs, que possuem papel crucial na mediação da inflamação ao produzir prostaglandinas e prostaciclinas.

Qual a função dos glicocorticoides?

Os glicocorticóides são hormônios esteróides, sinte- tizados no córtex da glândula adrenal, que afetam o meta- bolismo dos carboidratos e reduzem a resposta inflamatória (GOODMAN & GILMAN, 2003).

Quais são os efeitos fisiológicos dos glicocorticoides?

Os efeitos metabólicos do glicocorticoide inclui o metabolismo dos carboidratos , lipídeos e proteínas, estimulam a gliconeogênese, realizam a síntese do glicogênio no jejum, estimulam a liberação de aminoácidos no catabolismo muscular.

Qual é a ação do glicocorticóide sobre o tecido adiposo?

Os principais efeitos do corticoide são: Metabolismo dos carboidratos: aumentam a gliconeogênese hepática e são antagonistas periféricos da insulina, podendo induzir à hiperglicemia devido a redução da captação de glicose no músculo e tecido gorduroso.

Qual o principal hormônio glicocorticóide e qual a sua função?

É responsável pela produção dos glicocorticóides. O principal glicocorticóide é o cortisol. A síntese dos glicocorticóides é estimulada pelo ACTH ( hormônio adrenocorticotrópico) hipofisário, que se encontra regulado pelo CRH hipotalâmico, estando relacionados por retro alimentação negativa com glicocorticóides.

Qual o mecanismo de ação dos corticosteroides envolvidos no alívio de sintomas da asma?

Os corticoides atuam suprimindo múltiplos genes pela reversão da acetilação da histona. Agem através da ligação aos receptores ativados de corticoides, a coativadores e pelo recrutamento de histona deacetilases (HDACs) para o complexo de transcrição ativado.

Qual o mecanismo de ação dos AINEs e dos corticoides?

Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas. A aspirina é um inibidor irreversível da COX; os AINEs restantes funcionam de maneira reversível.

O que são os glicocorticoides?

Os glicocorticóides (GC) são hormônios esteroides, eles apresentam ampla e diversa farmacologia, contudo, seu mecanismo de ação e principais efeitos podem ser resumidas de maneira simples. Estes hormônios são sintetizados no córtex da glândula adrenal e apresentam como estrutura básica o ciclopentanoperidrofenantreno.

Quais são os glicocorticoide?

Os glicocorticoides usados na prática médica são versões sintéticas, produzidas laboratorialmente, do hormônio natural cortisol. Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).

Como funcionam os glicocorticoides?

Os glicocorticoides têm a capacidade de modificar o processo inflamatório dos tecidos que ao serem agredidos apresentam um extravasamento de fluidos intracelulares para o espaço peritecidual; em seguida a área é invadida por leucócitos e se inicia o processo de cicatrização com a formação de coágulo.

Quais são os glicocorticóides sexuais?

Os glicocorticóides são hormônios esteróides caracterizados pela habilidade de se ligar com o receptor de cortisol e desencadear efeitos similares. Os glicocorticóides são distintos dos mineralocorticóides e esteróides sexuais pelos seus receptores específicos, células alvos e efeitos

Como os glicocorticoides inibem a resposta imune?

Nesse caso, os glicocorticoides inibem o desencadeamento e a produção de uma nova resposta imune com mais eficiência do que uma reposta já estabelecida, na qual já ocorreu proliferação clonal. Os fármacos esteroides reproduzem a atividade do cortisol endógeno.

Por que a administração de glicocorticoides afeta a função suprarrenal?

A administração de glicocorticoides a pacientes com função suprarrenal normal, por exemplo, produz, habitualmente, uma leve elevação do humor, às vezes euforia, irritabilidade, aumento da atividade motora, insônia e, em uma percentagem menor, psicose.

Postagens relacionadas: