Qual mecanismo de ação dos bifosfonatos?

Índice

Qual mecanismo de ação dos bifosfonatos?

Qual mecanismo de ação dos bifosfonatos?

Mecanismo de ação Os bifosfonatos inibem a reabsorção óssea [osteoclastos], estimulando-os a sofrerem apoptose — morte celular programada — retardando assim, a absorção óssea.

Como funcionam os bifosfonatos?

Os bisfosfonatos formam uma classe de substâncias químicas que apresenta uma ligação P – C – P em sua estrutura e agem como inibidores da reabsorção óssea, mediada pelos osteoclastos.

Qual a função dos bisfosfonatos?

Bisfosfonatos são medicamentos que alteram o metabolismo ósseo, aumentam a massa óssea e diminuem o risco de fratura, bem como têm uma importante função no tratamento de diversas desordens que afetam o tecido ósseo, como osteoporose e hipercalcemia associada à disseminação óssea de neoplasias malignas – especialmente ...

Quais os tipos de bisfosfonatos?

Os bisfosfonatos são uma classe de medicamento utilizada na profilaxia e tratamento da hipercalcemia, doenças ósseas, como a osteoporose, doença de Paget e em algumas neoplasias, particularmente câncer ósseo metastático e mieloma múltiplo.

Como os bifosfonatos influenciam no tratamento odontológico?

O uso crônico dos bisfosfonatos pode causar como efeito colateral a osteonecrose dos maxilares após tratamento odontológico. Quando ocorre a necrose óssea, a LLLT tem sido considerada como uma alternativa de tratamento, melhorando a condição clínica e sintomatológica.

Para que serve o denosumab?

PROLIA contém denosumabe, uma proteína (anticorpo monoclonal) que interfere na ação de outra proteína a fim de tratar a perda óssea e a osteoporose. O tratamento com PROLIA torna o osso mais forte e menos suscetível à quebra. O osso é um tecido vivo e se renova durante todo o tempo.

Quanto tempo usar Bifosfonato?

A recomendação mais usada e recomendada pela Cochrane é que seu uso dure cerca de 1 a 4 anos, sendo o mais comum o período de 2 anos.

Porque os bisfosfonatos podem causar osteonecrose?

Os bisfosfonatos são medicamentos amplamente administrados a pacientes portadores de metástases tumorais em tecido ósseo e a pacientes com osteoporose. A droga reduz a reabsorção óssea, estimula a atividade osteoblástica, assim como inibe o recrutamento e promove a apoptose de osteoclastos.

Quais medicamentos têm bifosfonatos?

bisfosfonatos

  • Iban 150mg, caixa com 1 comprimido revestido. ...
  • Densis 5mg, caixa com 1 frasco de sistema fechado com 100mL de solução de uso intravenoso. ...
  • Aclasta 5mg/100mL, caixa com 1 frasco com 100mL de solução de uso intravenoso. ...
  • Alendronato de Sódio Cellera Farma 70mg, caixa com 4 comprimidos.

Quais medicamentos causam osteonecrose?

Introdução: A Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de medicamentos (OMAM) é uma entidade clinica que advém do uso de fármacos antireabsortivos como os bifosfonatos e o denosumab, bem como de fármacos antiangiogénicos.

Quais são as principais complicações dos bifosfonatos?

Artigo de Revisão: Indicações e Complicações dos Bifosfonatos em Ortopedia Manuel de Almeida Marques 2 As principais complicações dos bifosfonatos são a osteonecrose dos maxilares e as fraturas atípicas do fémur, mas a sua baixa incidência confere ao tratamento com bifosfonatos, pelo menos durante 5 anos, uma boa relação benefício-risco.

Como evitar o tratamento com bifosfonato?

Visto que qualquer procedimento odontológico invasivo, se for feito durante o tratamento com bifosfonato, leva o indivíduo a altos riscos de osteonecrose . Os comprimidos podem causar inflamação do esôfago e estômago ( gastrite ), que pioram ao deitar, portanto se recomenda não deitar uma hora após tomar o comprimido.

Quando foram utilizados os bifosfonatos no tratamento da osteoporose?

Os primeiros registos da utilização dos bifosfonatos no tratamento da osteoporose datam de 1976, quando foi administrado etidronato por via oral a 10 mulheres pós-menopáusicas, com uma melhoria significativa no balanço do cálcio. Desde então, vários

Qual a biodisponibilidade dos bifosfonatos?

A farmacologia clínica dos bifosfonatos caracteriza-se por uma reduzida biodisponibilidade quando administrados por via oral, verificando-se taxas de absorção entre 0,7% e 5% da dose administrada. Estes compostos têm uma distribuição seletiva para o tecido

Postagens relacionadas: