Como mudar de fiador no FIES?
Índice
- Como mudar de fiador no FIES?
- Como solicitar o Fundo Garantidor do FIES?
- É possível fazer o FIES sem fiador?
- Como fazer a troca de fiador?
- Quem tem Fies pode ser fiador de outra pessoa?
- Para que serve o fundo garantidor do Fies?
- Como pedir o Fgeduc?
- Precisa de fiador para o Fies 2021?
- Tem que ter fiador para o Fies?
- Quem pode aderir ao Fundo Garantidor do Fies?
- Como concorrer ao Fundo Garantidor?
- Qual é a garantia de um fiador?
- Como é feita a troca de fiador?

Como mudar de fiador no FIES?
Para realizar a troca, basta ir à agência onde o contrato foi realizado e alterar os dados do fiador em qualquer momento do período letivo. É importante enfatizar, contudo, que o novo nome escolhido para ser o fiador deve estar de acordo com as exigências do contrato.
Como solicitar o Fundo Garantidor do FIES?
Adesão Fundo Garantidor FIES 2021 Por meio do site do programa. Se for pré-aprovado o candidato deve finalizar a sua inscrição no portal do SisFIES. Inserindo informações sobre renda, escolaridade e etc. Se selecionado deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
É possível fazer o FIES sem fiador?
O FIES sem fiador é uma possibilidade real. Existem situações especiais que dispensam o estudante dessa exigência: ser bolsista parcial do Prouni, estar matriculado em um curso de Licenciatura ou ter optado pelo FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo).
Como fazer a troca de fiador?
Para mudar fiador, basta que você apresente a documentação exigida do novo pretenso fiador e se a pessoa apresentada preencher os requisitos exigidos, faz-se um aditamento ao contrato, fazendo constar à mudança do fiador.
Quem tem Fies pode ser fiador de outra pessoa?
A pessoa que for ser fiador Fies não pode ser cônjuge ou companheiro do contratante, não pode ser estudante que possua benefício do Programa de Crédito Educativo (CREDUC/PEC), não pode ser alguém que já possua uma dívida com o Fies, não pode ser estrangeiro e não pode ser vinculado ao Fies.
Para que serve o fundo garantidor do Fies?
O beneficiário do FG-Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, que concede o financiamento e caso o aluno fique inadimplente com as prestações após 360 dias, o Fundo Garantidor paga ao FIES o valor total da dívida do aluno.
Como pedir o Fgeduc?
Podem recorrer ao FGEDUC como garantia exclusiva:
- Estudantes matriculados em curso de licenciatura;
- Estudantes com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo; e.
- Bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni), que opte por inscrição no Fies no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.
Precisa de fiador para o Fies 2021?
FIES 2021: Preciso de Fiador? O estudante deve se apresentar com o fiador diretamente na unidade bancária, podendo o fiador e o estudante ficarem com status de inadimplentes quando o pagamento é atrasado.
Tem que ter fiador para o Fies?
Estudantes de cursos de licenciatura: O FIES dispensa de apresentar fiador o estudante matriculado em curso de licenciatura (que forma professores). Estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa: quem cumpre essa condição também está livre de apresentar fiador.
Quem pode aderir ao Fundo Garantidor do Fies?
Quem está com nome sujo pode aderir ao Fundo Garantidor do FIES? O Fundo Garantidor foi criado justamente para facilitar a vida daqueles estudantes que têm renda mais baixa ou restrições de crédito. Por isso a resposta é: sim, candidato que estiver com o nome sujo pode participar do FIES normalmente.
Como concorrer ao Fundo Garantidor?
Antes de chegar à etapa em que precisa acionar o Fundo Garantidor, o candidato precisa ter sido aprovado para uma vaga no programa. Para concorrer a uma vaga é preciso se inscrever no site do FIES durante o período de inscrição (que acontece duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo).
Qual é a garantia de um fiador?
E, como é comum acontecer em qualquer empréstimo, é preciso apresentar alguma garantia de que o valor será devolvido mais adiante. Essa garantia vem na forma de um fiador, que na maioria dos casos precisa ser uma pessoa que atenda a certas exigências financeiras. Mas o governo federal sabe que conseguir fiador não é tarefa fácil.
Como é feita a troca de fiador?
Depois que o contrato é assinado pelo estudante e por seus pais (em casos de alunos menores de idade) e todos os documentos forem apresentados, a troca de fiador poderá ser realizada.