Como a acetazolamida promove o seu efeito diurético?

Índice

Como a acetazolamida promove o seu efeito diurético?

Como a acetazolamida promove o seu efeito diurético?

O efeito diurético da acetazolamida é decorrente de sua ação sobre os rins, na reação reversível envolvendo a hidratação do dióxido de carbono e a desidratação do ácido carbônico. O resultado é a perda renal do íon HCO3, que carrega sódio, água e potássio.

Para que serve o remédio acetazolamida?

Como o Diamox funciona? Diamox é um inibidor enzimático eficaz no controle da secreção de fluidos (certos tipos de glaucoma), tratamento de alguns quadros convulsivos (epilepsia) e diurese em retenção hídrica anormal (edema cardíaco).

Quais as principais reações adversas da acetazolamida?

Cefaleia, mal-estar e fadiga, febre não especificada, rubor, atraso do crescimento em crianças, paralisia flácida, reações anafiláticas/anafilactóides (incluindo choque e óbito).

Qual a classe da acetazolamida?

59-66-5 Acetazolamida/Número CAS

Qual o mecanismo de ação da acetazolamida?

Mecanismo de acção Inibe a anidrase carbônica, reduzindo a concentração de hidrogênio na medula renal e, consequentemente, evitando a reabsorção de sódio. Isso ocorre devido a um trocador de hidrogênio por sódio encontrado no túbulo proximal do nefro.

Quando devo tomar Diamox?

Preferencialmente iniciar a administração 24 a 48 horas antes da subida e continuar por 38 horas enquanto em altitude elevada ou por período mais prolongado conforme a necessidade para controlar os sintomas.

Quais os efeitos colaterais do medicamento Diamox?

Sonolência, parestesias cutâneas (entorpecimento e formigamento das extremidades e da face), depressão, excitação, ataxia não especificada (condição de falta de coordenação dos movimentos podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa), confusão, convulsões não classificadas em outras partes, tontura e ...

Qual o efeito da acetazolamida?

O efeito diurético da Acetazolamida é decorrente de sua ação sobre os rins, na reação reversível envolvendo a hidratação do dióxido de carbono e a desidratação do ácido carbônico. O resultado é a perda renal do íon HCO3, que carrega sódio, água e potássio.

¿Cómo se usa la acetazolamida con otros medicamentos?

La acetazolamida se usa con otros medicamentos para reducir el edema (retención excesiva de agua) y para ayudar a controlar las crisis convulsivas en ciertos tipos de epilepsia. Este medicamento también puede ser prescrito para otros usos; pídale más información a su doctor o farmacéutico.

¿Cómo se usa la acetazolamida en la enfermedad de la altura?

La acetazolamida también se usa para reducir la gravedad y la duración de los síntomas [malestar estomacal, cefalea (dolor de cabeza), disnea (respiración entrecortada), mareos, somnolencia y fatiga] de la enfermedad de la altura (mal de la montaña).

¿Qué efectos tiene la acetazolamida sobre la fertilidad?

PRECAUCIONES EN RELACIÓN CON EFECTOS DE CARCINOGÉNESIS, MUTAGÉNESIS, TERATOGÉNESIS Y SOBRE LA FERTILIDAD: En dosis muy elevadas la Acetazolamida ha mostrado ser teratogénica en ratas. Existen estudios en laboratorio que han demostrado que la Acetazolamida no es mutagénica ni tiene efectos sobre la fertilidad.

¿Cómo se absorbe la acetazolamida?

La Acetazolamida se absorbe por todas las vías fácilmente, incluyendo el tracto gastrointestinal cuando se administra por vía oral. La concentración plasmática máxima ocurre a las 2 horas de la ingestión y desaparece de 8 a 10 horas.

Postagens relacionadas: