O que pode acontecer em uma audiência de conciliação?

Índice

O que pode acontecer em uma audiência de conciliação?

O que pode acontecer em uma audiência de conciliação?

Nesta audiência, as partes envolvidas vão conversar e tentar fechar um acordo, sob orientação do juiz conciliador. ... Se não houver acordo, será marcada uma nova audiência, chamada de instrução, para ouvir as testemunhas (se houver) e depois, se também não houver acordo, o processo irá para sentença (decisão do juiz).

Como se comportar diante de uma audiência de conciliação?

Audiência de Conciliação e Instrução: 8 dicas imperdíveis

  1. AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO: ESTUDE O PROCESSO. ...
  2. TIRE TODAS AS DÚVIDAS DE SEU CLIENTE. ...
  3. ATENÇÃO AO LOCAL E HORÁRIO. ...
  4. PROGRAME A SUA AGENDA. ...
  5. MANTENHA-SE CALMO. ...
  6. SE NÃO SOUBER, QUESTIONE. ...
  7. DE OLHO NA ATA. ...
  8. ATENÇÃO AOS PRAZOS.

O que um advogado deve fazer em uma audiência de conciliação?

9 dicas para atuar numa audiência de conciliação

  1. Fique atento a tudo. ...
  2. Passe tranquilidade para seu cliente. ...
  3. Prepare-se para a audiência. ...
  4. Tenha um resumo do processo. ...
  5. Tenha atenção com as roupas. ...
  6. Seja pontual sempre. ...
  7. Sente no local correto. ...
  8. Cuidado com o uso das palavras.

O que quer dizer audiência de conciliação?

A audiência de conciliação é tida pelo ordenamento jurídico brasileiro como um método de autocomposição, na qual é proporcionado às partes a solução de conflitos por meio do diálogo. Assim, garante maior celeridade processual, evitando desgastes com a longa durabilidade de processos judiciais.

Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?

13.03.2017, DJ 22/3/2017). Desta forma, conclui-se que é prescindível o comparecimento pessoal da parte, sendo apenas necessário o comparecimento de seu advogado com poderes para negociar e transigir.

O que o juiz pergunta na audiência de conciliação?

Na audiência de conciliação o Juiz pode fazer perguntas às partes, mas com o objetivo de entender melhor a situação, até mesmo para tentar sugerir alguma reflexão sobre possível acordo. ... Já na audiência de instrução, há um momento específico para se fazer perguntas.

O que pedir na audiência de conciliação?

Na audiência de conciliação, poderá ou não ter uma proposta de acordo. Ninguém será obrigado a aceitar tal proposta, se não entender que for benéfica para si.

É necessário a presença de advogado na audiência de conciliação?

Preciso de um advogado para ir na audiência de conciliação? Sim, pelo que determina a lei, o acompanhamento de um advogado ou defensor público é obrigatório, porém, na prática, muito juízes aceitam a presença da parte sem advogado.

Para que serve uma audiência de conciliação?

Audiência de conciliação no Novo CPC. Prevista no art. 334 do diploma processualista, a audiência de conciliação é o instrumento para proporcionar a resolução do conflito de forma célere e que atenda aos interesses das partes envolvidas na lide antes da apresentação da contestação pelo réu.

Como funciona processo de conciliação?

Conciliação: É uma forma de solucionar conflitos onde as partes envolvidas aceitam que uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, faça o papel orientá-las para chegarem a um acordo.

Qual a obrigatoriedade da audiência de conciliação?

Com isso, após a instauração do processo, existe a obrigatoriedade da realização de, pelo menos, uma audiência. Segundo prescreve o art. 334, após receber e acolher a petição inicial, o juiz designará uma audiência de conciliação ou de mediação.

Por que a audiência é importante no direito?

Nela, as partes podem se expressar livremente e as decisões são tomadas de forma imediata pelo juiz. Essa audiência acontece em várias áreas do Direito: juizados especiais, Justiça do Trabalho, varas criminais e no fórum cível. Com o objetivo de acelerar os processos, tem ganhado cada vez mais importância no Direito.

Qual o motivo da ausência do autor na conciliação?

Existindo o não comparecimento do autor na audiência de conciliação, será dado um prazo pelo juiz para justificação da ausência. Se o motivo for realmente expressivo, será marcada outra audiência.

Qual a função do conciliador?

Ao contrário do conciliador, o mediador é uma figura mais passiva, que não sugere nem direciona as partes para qualquer solução específica. Sua função é aplicar técnicas que facilitam o diálogo, para que elas possam, de forma autônoma, chegar a uma resposta para o conflito.

Postagens relacionadas: