Como nomear os haletos?

Índice

Como nomear os haletos?

Como nomear os haletos?

Química. A nomenclatura usual dos haletos orgânicos é feita colocando-se o nome do halogênio, seguido do nome do substituinte com a terminação “ila”.

Como podem ser classificados os haletos?

Conforme o número de hidrogênios presentes na sua composição, os haletos orgânicos podem ser classificados em: Mono-haleto - quando o haleto tem apenas um halogênio. Di-haleto - quando o haleto tem dois halogênios. Tri-haleto - quando o haleto tem três halogênios.

Qual é a nomenclatura do iodo?

Introdução. As funções halogenadas, mais conhecidas como haletos orgânicos, são compostos que possuem em sua cadeia carbônica ao menos um átomo pertencente ao grupo dos halogênios, tais como o flúor (F), o cloro (Cl), o bromo (Br) e o iodo (I).

Quantos são e quais são os haletos orgânicos?

Os haletos orgânicos são compostos por três grupos: haletos de alquila (derivam de hidrocarbonetos não aromáticos); haletos de arila (derivam de hidrocarbonetos aromáticos); haletos de acila (derivam de ácidos carboxílicos e por isso são carbonilados).

Como dar nome aos esteres?

Para formar o nome do éster, deve-se substituir a terminação ico do nome do ácido por ato, e em seguida deve-se colocar a preposição de e, por fim, basta acrescentar o nome do radical que substitui o hidrogênio da hidroxila, terminado em ila.

O que classifica um composto como haleto orgânico?

Os haletos orgânicos são hidrocarbonetos que tiveram um ou mais hidrogênios substituídos por halogênios. Alguns compostos desse grupo são o clorofórmio, o DDT e os CFCs.

Como é realizada a nomenclatura dos halogênios?

A nomenclatura oficial dos haletos orgânicos é feita colocando-se a quantidade de halogênio, o nome do halogênio e, por fim, o nome do hidrocarboneto. Note que os halogênios são tratados, nesse caso, como se fossem um radical, isto é, como um substituinte alquila. ...

Qual a nomenclatura do álcool?

ethanol Etanol/IUPAC

Postagens relacionadas: