Como nomear compostos aromáticos?

Índice

Como nomear compostos aromáticos?

Como nomear compostos aromáticos?

Nomenclatura

  1. Orto- ou -o: os grupos estão próximos ao anel aromático.
  2. Meta- ou -m: quando os grupos estão separados.
  3. Para- ou p-: os grupos são opostos ao anel aromático.

Como podem ser classificados os aromáticos?

Os hidrocarbonetos aromáticos podem ser classificados em mononucleares (apresentam apenas um anel aromático) e polinucleares (apresentam mais de um anel aromático). Nas cadeias mononucleares a substituição do hidrogênio do benzeno pode originar outras estruturas com ramificações saturadas ou insaturadas.

O que são compostos aromáticos e como nomeá los?

Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos. Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolúveis em água, mas são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, etc.

Quais características estruturais uma molécula necessita para ser considerada aromática Cite três exemplos?

Um composto só é classificado como aromático se em sua estrutura molecular conter um anel benzênico. Repare na presença de vários anéis benzênicos unidos entre si, este composto recebe o nome de Benzopireno e se faz presente nas carnes grelhadas.

Como devemos fazer para dar nome a um hidrocarboneto?

A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.

Como é dado o nome ao hidrocarboneto Aromatico?

Tem mais depois da publicidade ;) Assim, temos que a estrutura básica de um hidrocarboneto aromático apresenta uma fórmula molecular igual a C6H6. A nomeclatura Iupac (oficial) dada a ela é benzeno.

Como os hidrocarbonetos podem ser classificados?

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.

Qual a classe de compostos aromáticos?

♦ Compostos aromáticos mononucleares (ou mononucleados) – aqueles que possuem um único anel benzênico. ♦ Compostos aromáticos polinucleares (ou polinucleados) – aqueles que apresentam mais de um anel benzênico em sua estrutura. Essa classe, por sua vez, se subdivide em:

Qual a fonte natural de compostos aromáticos?

A maior fonte natural de compostos aromáticos é o alcatrão da hulha ( carvão mineral ), mas, como essa fonte não dá conta de toda a necessidade do mundo moderno, compostos aromáticos também são obtidos a partir do petróleo.

Qual a origem do termo “aromático”?

O termo “aromático” surgiu no século XIX e sua origem está associada à fragrância de alguns desses compostos, como o benzeno, responsável pelo cheiro do carvão destilado, e o benzaldeido, que confere aroma a certas frutas.

Qual o nome dos compostos orgânicos?

O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).

Postagens relacionadas: