Como nasce uma protoestrela?

Índice

Como nasce uma protoestrela?

Como nasce uma protoestrela?

Uma protoestrela forma-se pela contração de uma nuvem molecular gigante do meio interestelar. Essas nuvens são compostas de hidrogênio e hélio, principalmente. A partir de um determinado momento, em regiões mais densas da nuvem que formam-se glóbulos que, por sua vez, colapsam por conta de seu próprio peso.

O que acontece com as estrelas durante o dia?

O brilho das estrelas é ofuscado durante o dia pela luz do Sol que é a estrela mais perto da Terra. Por isso, percebemos as estrelas no céu somente à noite, mas elas permanecem lá durante o dia.

Por que as estrelas nascem da mesma forma?

“Todas as estrelas nascem da mesma forma: pela união de gases”, diz o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP). Partículas de gás (geralmente hidrogênio) soltas no Universo vão se concentrando devido às forças gravitacionais que puxam umas contra as outras.

Como as estrelas morrem?

Como as estrelas morrem? Entenda os diferentes tipos de ciclo estelar Todas as estrelas nascem de modo semelhante — em nuvens de poeira e gás —, mas a vida de cada uma pode ser bem diferente dependendo da massa adquirida.

Como essas estrelas terminam suas vidas?

Entretanto, não há muita certeza sobre como essas estrelas terminam suas vidas e se de fato se tornam anãs brancas. É que elas podem consumir hidrogênio por muito tempo, e a estimativa de vida delas é maior que a idade do próprio universo.

Será que as estrelas terão uma vida bem parecida?

Até certo ponto, todas elas terão uma vida bem parecida: realizam a fusão de elementos em seus núcleos, sempre em etapas, começando pelas moléculas do elemento mais leve e comum do universo, o hidrogênio. Dentro da estrela, essas moléculas se juntam para formar núcleos de hélio.

Postagens relacionadas: