Por que a doença teníase é conhecida como solitária?
Índice
- Por que a doença teníase é conhecida como solitária?
- Como o homem se contamina com a Taenia solium?
- Qual a diferença entre Tênia solium e saginata?
- Como uma pessoa adquire a teníase como podemos prevenir a teníase?
- O que a tênia faz no intestino?
- Qual o ciclo de vida da tênia?
- Qual é o diagnóstico da tênia?
- Quais são os sintomas da teníase?
- Qual o diagnóstico e tratamento da infecção por tênias adultas?

Por que a doença teníase é conhecida como solitária?
A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium (do porco) e Taenia saginata (do boi). Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestino delgado. As tênias também são chamadas de "solitárias", porque na maioria dos casos o portador traz apenas um verme adulto.
Como o homem se contamina com a Taenia solium?
Os seres humanos desenvolvem infecção intestinal com tênias adultas após a ingestão de carne de porco contaminada, ou podem desenvolver cisticercose após a ingestão de ovos de T. solium (tornando os seres humanos hospedeiros intermediários).
Qual a diferença entre Tênia solium e saginata?
A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. ... O ciclo da doença é o mesmo no caso de contaminação com qualquer uma das espécies. A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.
Como uma pessoa adquire a teníase como podemos prevenir a teníase?
Prevenção da teníase A teníase é contraída quando nos alimentamos de carne contaminada mal cozida ou mal passada. Desse modo, para prevenirmo-nos, é essencial não fazer a ingestão de carnes nessas condições. Recomenda-se também não provar a carne antes de cozinhá-la.
O que a tênia faz no intestino?
A teníase é uma infecção causada pelo verme adulto de Taenia sp., popularmente conhecido como solitária, no intestino delgado, podendo dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.
Qual o ciclo de vida da tênia?
No Brasil, o complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde. O ciclo de vida da tênia pode ser resumido nas seguintes etapas: Os ovos da tênia são eliminados pelas fezes de humanos contaminados.
Qual é o diagnóstico da tênia?
Por isso há necessidade de um diagnóstico rápido da espécie de tênia que parasita um paciente e de seu tratamento imediato. O diagnóstico é feito, muitas vezes, pelo próprio paciente ao observar a expulsão de proglotes. Quando elas saem entre as evacuações e são encontradas nos lençóis ou na roupa íntima, trata-se de T. saginata.
Quais são os sintomas da teníase?
Também pode ocorrer quando o homem ou animais comem alimentos ou bebem água contaminados com fezes de portadores da tênia. Na maioria dos casos, a teníase é assintomática. Os sintomas que surgem são: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréias, cólicas intestinais, perda de peso e indisposição.
Qual o diagnóstico e tratamento da infecção por tênias adultas?
Apresentação, diagnóstico e tratamento da infecção intestinal por tênias adultas T. solium são semelhantes àqueles da infecção por T. infecção por saginata ( tênia da carne bovina ).