Como é dado a nomenclatura de um fenol?
Como é dado a nomenclatura de um fenol?
Phenol Fenol/IUPAC
O que caracteriza a função fenol?
O fenol é uma função orgânica especial. Nela, há a presença de um anel aromático com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a ele. Eles são mais ácidos que álcoois, apesar da hidroxila. O composto mais famoso da função também é conhecido como fenol.
Quais os tipos de fenol é para que serve?
O fenol é utilizado hoje na fabricação de corantes, na preparação de resinas, na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios), da aspirina, do ácido pícrico (que será mencionado no próximo parágrafo) e dos cresóis acima.
Qual é a fórmula do fenol?
C6H6O Fenol/Fórmula
Qual é a nomenclatura do fenol?
Fenol formado pelo aromático naftaleno. Fenol formado pelo aromático antraceno. Fenol com ramificação: Fenol com os radicais metil e etil na sua composição. A regra de nomenclatura IUPAC para todo e qualquer fenol é a mesma, a saber: Hidroxi + Nome do aromático. Assim, se o aromático for diferente, o fenol terá, consequentemente, um ...
Qual a diferença entre fenol e aromático?
Uma vez que todo fenol deve ter um grupo de hidroxila (OH) atrelado a um aromático, o que difere um fenol de outro são, no caso, esses diferentes aromáticos em sua constituição. Além disso, a presença (ou não) de radicais do tipo orgânicos também é um fator a ser considerado antes de nomeá-los.
Qual a função orgânica dos fenóis?
Acesse este link e conheça a função orgânica dos fenóis, um grupo de substâncias oxigenadas, de grande reatividade, cuja acidez é maior que a dos álcoois (compostos que também apresentam grupo hidroxila). Sua estrutura destaca-se por apresentar um grupo hidróxido (OH) ligado diretamente a um composto aromático.
Por que os fenóis são mais ácidos?
Os fenóis em geral são bem mais ácidos que os álcoois porque o sal resultante (fenolato ou fenóxido) é estabilizado pela ressonância do anel (deslocalização de elétrons).