Como numerar os carbonos em uma cadeia?
Como numerar os carbonos em uma cadeia?
Quando numeramos a cadeia da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, as posições das ramificações sempre serão 3 e 5. Porém, devemos iniciar a numeração obrigatoriamente à esquerda por ser a extremidade mais próxima do etil, que deve ser escrito primeiro por causa da ordem alfabética.
Como nomear um composto?
Etapa n.
- Identifique a cadeia principal. ...
- Numere os átomos da cadeia principal. ...
- Identifique e numere os substituintes. ...
- Escreva o nome do composto com uma única palavra. ...
- Nomeie um substituinte complexo como se ele fosse um composto.
Quais são os nomes da cadeia ramificada?
Portanto, seus nomes seriam, respectivamente, 1-etil-2-metil-ciclobutano e 2-etil-1,1dimetil-ciclobutano. Terceiro: Se a cadeia ramificada for fechada e insaturada, a numeração deve iniciar sempre a partir dos carbonos da insaturação. Dessa forma, eles receberão obrigatoriamente os números 1 e 2.
Qual a numeração correta para a cadeia?
Nessa numeração, a ligação dupla está no carbono 1, o grupo OH no carbono 6, e dois radicais metil estão nos carbonos 2 e 6. A numeração correta para a cadeia, nesse caso, será da direita para a esquerda (primeira numeração), em razão de a extremidade da direita ser mais próxima do grupo funcional. Não pare agora...
Quais são as ramificações da cadeia principal?
Isso acontece porque essa cadeia apresenta o maior número de carbonos (no caso oito – prefixo oct) e ramificações. A numeração também se inicia no CH 3 da parte inferior esquerda, pois ele está mais próximo das ramificações. Dessa forma, temos as ramificações metil (1 carbono) e etil (2 carbonos) ligadas à cadeia principal.
Quais são as cadeias de hidrocarbonetos?
Quando os hidrocarbonetos são ramificados, além do nome da cadeia, as ramificações também devem ser indicadas. Para isso, deve-se considerar a cadeia mais longa como a cadeia principal, a qual é numerada e indicam-se as posições das ramificações.