Quais são os benefícios da vitamina D3?
Índice
- Quais são os benefícios da vitamina D3?
- Como a vitamina D age no corpo?
- Qual a importância da vitamina D para o cérebro?
- Como a vitamina D age no cérebro?
- Qual o melhor horário para tomar vitamina D3?
- O que a falta de vitamina D pode causar na mente?
- Por que a vitamina D e hormônio?
- Como é obtida a vitamina D3?
- Como identificar a deficiência de vitamina D3?
- Será que a vitamina D é essencial para o organismo?
- Qual a melhor fonte de vitamina D3?
Quais são os benefícios da vitamina D3?
Também conhecida como colecalciferol, a vitamina D3, auxilia a regular a homeostase do cálcio, é essencial para a manutenção dos ossos e na prevenção de fraturas e fragilidade óssea. Além disso, fortalece o sistema imunológico e reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2.
Como a vitamina D age no corpo?
A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino e mantém concentrações adequadas de soro de cálcio e fosfato para permitir a mineralização óssea normal e para evitar tetania hipocalcêmica (contração involuntária dos músculos, levando a cólicas e espasmos).
Qual a importância da vitamina D para o cérebro?
A falta de vitamina D, causada pela exposição insuficiente à luz solar, pode afetar o cérebro de muitas maneiras negativas. Mesmo entre idosos relativamente saudáveis, a deficiência de vitamina D tem sido associada à redução da memória e da cognição.
Como a vitamina D age no cérebro?
A vitamina D também atua no cérebro e sabe-se que ela está associada à expressão de diferentes proteínas e células essenciais para sua função e estudos experimentais sugerem que sua deficiência pode estar associada a disfunções cerebrais inflamatórias e vasculares que podem culminar em processos degenerativos.
Qual o melhor horário para tomar vitamina D3?
O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, que geralmente são o almoço ou o jantar.
O que a falta de vitamina D pode causar na mente?
A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.
Por que a vitamina D e hormônio?
Estudos recentes demonstram que a vitamina D tem funções regulatórias vitais, isto é, regula a expressão de mais de 1000 genes, participando decisivamente do funcionamento de vários órgãos e sistemas. Por isso, alguns cientistas e estudiosos sugerem que a vitamina D seja considerada um “hormônio”.
Como é obtida a vitamina D3?
Ambas podem ser obtidas através da alimentação, no entanto somente a D3 é sintetizada a partir da exposição solar (figura 1). A pele, quando exposta à radiação ultravioleta, tem seu precursor cutâneo da vitamina D, o 7-DESIDROCOLESTEROL (fig.1A) clivado fotoquimicamente originando a PRÉ-VITAMINA D3 (fig.1B).
Como identificar a deficiência de vitamina D3?
Como identificar a falta de vitamina D3? A identificação da deficiência dessa vitamina se dá pelo exame de sangue, mas é possível que o médico perceba esse problema por meio dos sintomas. Conheça quais são os principais sintomas da deficiência de vitamina D3 para perceber se você sofre com esse problema: Suor em excesso.
Será que a vitamina D é essencial para o organismo?
Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar da vitamina D, não é mesmo? Esse hormônio esteroide lipossolúvel é essencial para o organismo. Sua fonte de produção vem de nosso astro rei: o Sol, responsável por 80% a 90% da vitamina que o corpo recebe. A vitamina D possui duas formas: a vitamina D3 e a D2.
Qual a melhor fonte de vitamina D3?
Por ser amelhor fonte de vitamina D, a vitamina D3 é comumente utilizada para a suplementação desta substância. Conforme dito anteriormente, a vitamina D3 é de origem animal. Sendo assim, tem seu precursor na forma inativa presente na pele dos seres humanos e requer exposição aos raios ultravioleta para se tornar ativa.