Como não errar mais o uso da crase?
Índice
- Como não errar mais o uso da crase?
- Tem crase depois de para?
- Quando usar a crase macete?
- Quando não se deve usar a crase?
- Tem crase antes de horas?
- Quando deve-se empregar a crase?
- Quando devemos substituir a crase?
- Como devemos usar a crase quando estamos diante de um milagre?
- Por que a crase não é obrigatória?
Como não errar mais o uso da crase?
Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase. Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida.
Tem crase depois de para?
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições até, desde, após, entre e para. “O clássico entre as duas equipes começa às 21h e terá transmissão online.”
Quando usar a crase macete?
A crase ocorre se dois aa se encontrarem. O casório se dá quando a preposição a encontra o artigo definido a, ou o demonstrativo a, ou o a inicial dos pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo: O êxito é obstáculo à liberdade. Entreguei o relatório àquele homem.
Quando não se deve usar a crase?
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Tem crase antes de horas?
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Quando deve-se empregar a crase?
Deve-se empregar a crase antes de locuções que indiquem hora. Por exemplo: “Tenho uma reunião às 15h”; “Minha aula começa às 8h”; “Estarei aí, às 21h”. Contudo, é preciso estar atento: nas situações em que as horas aparecem antecedidas das preposições “para”, “desde” e “até”.
Quando devemos substituir a crase?
Nesses casos em que a substituição exige a preposição ‘ao’, é obrigatório utilizar a crase, mas quando a substituição resulta no artigo ‘o’, não devemos empregá-la. Devemos sempre utilizar a crase quando estamos diante de: Hoje chego às 18 horas do trabalho.
Como devemos usar a crase quando estamos diante de um milagre?
Devemos sempre utilizar a crase quando estamos diante de: Hoje chego às 18 horas do trabalho. Todas às quartas vamos caminhar. Estamos à espera de um milagre. Ele está à procura de uma nova casa. Nós temos que virar à direita. Todos corriam à medida que ele se aproximava.
Por que a crase não é obrigatória?
Trata-se de uma crase que não é obrigatória. O famoso “tanto faz”. E isso ocorre quando temos indicação de horas com a preposição até. As inscrições poderão ser realizadas até às 19h. As inscrições poderão ser realizadas até as 19h.