Como evitar o uso do gerúndio?

Índice

Como evitar o uso do gerúndio?

Como evitar o uso do gerúndio?

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Quando é permitido o uso do gerúndio?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

O que é falar no gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. ...

Está sendo e gerúndio?

Sendo é o gerúndio do verbo ser. Trata-se da forma invariável da flexão verbal terminada em -ndo; provém da terminação latina -ndum.

Pode começar frase com gerúndio?

Onde colocar o Gerúndio na frase? Antes da oração principal: Terminando a novela, vamos dormir. Neste caso, o gerúndio indica uma ação anterior à oração principal. Ao lado do verbo principal: A menina estava pulando corda.

Porque evitar o gerúndio?

Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando. Não é errado usar o gerúndio.

Quais são os verbos gerúndio?

O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. ... Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.

É errado usar gerúndio?

Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.

É errado começar frase com gerúndio?

Onde colocar o Gerúndio na frase? Antes da oração principal: Terminando a novela, vamos dormir. Neste caso, o gerúndio indica uma ação anterior à oração principal. Ao lado do verbo principal: A menina estava pulando corda.

Qual é a forma do gerúndio?

Gerúndio é uma forma verbal conhecida como forma nominal do verbo, juntamente com o infinitivo e o particípio. Os gerúndios são terminados em "ndo". É chamado de forma nominal, porque o verbo pode em certas situações atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Esta forma nominal

Quais são os verbos no gerúndio?

Os verbos no gerúndio devem ser empregados em situações específicas: nas orações adverbiais para indicar circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras. A principal característica de um verbo flexionado no gerúndio é indicar uma ação contínua, isto é, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Será que o gerúndio está correto?

Quando empregado assim, o uso do gerúndio está correto, contudo, existe um fenômeno chamado gerundismo, que é caracterizado pelo emprego do gerúndio para indicar ações futuras, alterando assim sua real função gramatical, que é a de indicar uma ação que está em andamento.

Por que o gerúndio é desnecessário?

Nas frases que você leu acima, o uso do gerúndio é desnecessário, por isso dizemos que se trata de exemplos de gerundismo. Observe agora as mesmas frases, mas sem a interferência do desvio linguístico: A escola vai realizar um festival de sorvetes.

Postagens relacionadas: