Como não se tratava de regiões aptas para a produção?

Índice

Como não se tratava de regiões aptas para a produção?

Como não se tratava de regiões aptas para a produção?

(UEL-PR) "Como não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir povoadores (...) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se ...

Quais as principais atividades que impulsionaram a ocupação do interior do Brasil pelos colonizadores portugueses?

A economia açucareira norteou outras atividades, como a criação de gado (carne, transporte, energia para os engenhos, sebo, lenha para as caldeiras), sendo que esta atividade acabou por se expandir para áreas do sertão, constituindo a base de sua economia.

É possível afirmar que o autor se refere a colonização do sertão nordestino através da pecuária?

p. 95-6) Com base no texto, é possível afirmar que o autor se refere: a) à colonização do sertão nordestino através da pecuária. b) à ocupação da Amazônia através das drogas do sertão. c) à expansão para o interior paulista pelas entradas e bandeiras.

Onde a pecuária teve um papel decisivo no Brasil Colônia?

A pecuária, além de contribuir para a interiorização da colonização, complementava as atividades econômicas açucareira do litoral nordestino e a aurífera das Minas Gerais.

Porque os bois passaram a ser criados no sertão?

Do Litoral ao Sertão: Pontos de Irradiação. A criação de gado surgiu como atividade complementar à produção de açúcar. ... Ocupavam as férteis terras de massapê que os senhores de engenho queriam utilizar no cultivo da cana-de-açúcar, propiciadora de elevados lucros.

Qual a afirmação correta sobre o processo de colonização portuguesa na América?

Sobre o processo de exploração colonial do Brasil por Portugal, é correto afirmar: ... Foi dividido em três ciclos de exploração econômica: produção açucareira, no litoral da região Nordeste; mineração, no Sudeste e Centro- Oeste; e extrativismo da borracha, no Norte.

Quais fatores contribuíram para a ocupação e o povoamento do interior?

A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade européia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas.

Quais foram as principais atividades econômicas do Brasil colonial?

As características básicas eram monocultura, escravidão, latifúndio e exportação. Elas estão mais identificadas com a produção açucareira. Principais produções: açúcar e mineração. Atividades subsidiárias: algodão, tabaco, extrativismo vegetal.

Como não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande valor comercial como o açúcar Ououtros foi se obrigado para conseguir povoadores a recorrer Àscamadas pobres ou médias da população portuguesa e Concedergrandes vantagens aos colonos que aceitavam irem se Estabelecerlá?

Como não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir povoadores (…) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer lá.

Qual é o papel da pecuária no Brasil Colônia?

Além de servir para o abastecimento da população, a atividade pecuarista também consolidou um próspero comércio de eqüinos e muares usados para o transporte de pessoas e mercadorias. Geralmente, eram organizadas feiras em alguns centros urbanos do interior onde esses animais eram negociados.

Postagens relacionadas: