Qual o mecanismo de ação dos expectorantes?

Índice

Qual o mecanismo de ação dos expectorantes?

Qual o mecanismo de ação dos expectorantes?

Segundo o mecanismo de ação, os expectorantes podem: Facilitar a excreção da secreção brônquica ao reduzirem a viscosidade do muco ou ainda, promover o aumento do conteúdo líquido, aumentando a fluidez da secreção; Promover irritação brônquica e, consequentemente, o estímulo do reflexo da tosse.

Como atuam os antitussígenos?

Age de modo seletivo, inibindo o centro da tosse, no bulbo, não deprimindo o centro respiratório. Possui ação periférica na mucosa da árvore traqueobrônquica, inibindo o edema tecidual. Também atua como relaxante da musculatura brônquica, prevenindo broncoespasmos, devido sua ação anti-histamínica.

Como atuam os Mucolíticos expectorantes?

Para tratar a tosse com muco, os xaropes expectorantes podem ser utilizados. O xarope irrita a mucosa, que acaba estimulando as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. Essa maior quantidade da substância facilita seu transporte pelas células ciliares e pela tosse em direção à garganta.

O que é um antitussígeno?

adjetivo Diz-se do medicamento e/ou das substâncias cujas propriedades são capazes de combater a tosse: xarope antitussígeno.

Quais são os expectorantes?

Expectorantes de farmácia

  1. Ambroxol. O ambroxol é uma substância que auxilia na eliminação da expectoração das vias respiratórias, alivia a tosse e desobstrui os brônquios e, devido ao seu leve efeito anestésico local, alivia também a garganta irritada pela tosse. ...
  2. Bromexina. ...
  3. Acetilcisteína. ...
  4. Carbocisteína. ...
  5. Guaifenesina.

O que é expectorantes e exemplos?

Significado de Expectorante substantivo masculino Medicamento que facilita a expulsão das secreções; aquilo que ajuda na expectoração, na eliminação das secreções. adjetivo Que ajuda ou facilita a expectoração; que combate a tosse com secreção: a hortelã é um expectorante natural; remédio expectorante.

Qual a diferença entre antitussígeno e expectorantes?

Os antitussígenos atuam no nível central, suprimindo ou inibindo a tosse, indicados para tosse seca ou não produtora de muco. Expectorantes estimulam mecanismos que promovem a eliminação do muco.

Qual é o melhor antitussígeno?

A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios; Dê preferência aos líquidos quentes, que costumam trazer alívio sintomático, como os chás de nossas avós: chá com limão e mel, de camomila, erva cidreira, erva doce, entre outros.

Qual a diferença entre expectorante e antitussígeno?

Os antitussígenos atuam no nível central, suprimindo ou inibindo a tosse, indicados para tosse seca ou não produtora de muco. Expectorantes estimulam mecanismos que promovem a eliminação do muco. Os mucolíticos promovem a liquefação do muco tornando-o mais fluido para facilitar sua expulsão.

Postagens relacionadas: