Qual o mecanismo de ação do AZT?
Índice
- Qual o mecanismo de ação do AZT?
- O que é o coquetel AZT?
- Como age a zidovudina?
- Como os medicamentos antirretrovirais agem no organismo?
- Quais os efeitos colaterais do coquetel?
- Como o AZT pode prolongar a vida?
- Quais são os efeitos secundários do AZT?
- Quando começaram os ensaios clínicos do AZT?
- Quais são os regimes actuais do AZT?
Qual o mecanismo de ação do AZT?
Seu mecanismo de ação consiste em inibir competitivamente a incorporação, pela enzima transcriptase reversa, da timidina ao DNA viral.
O que é o coquetel AZT?
A zidovudina ou AZT (azidotimidina) é um fármaco utilizado como antirretroviral, inibidor da transcriptase reversa (inversa). Indicado para o tratamento da AIDS e contágio por Pneumocystis jirovecii.
Como age a zidovudina?
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? A zidovudina, também conhecida como AZT, é um medicamento antiviral, análogo de nucleosídeo (timidina) inibidor da transcriptase reversa com ação sobre alguns retrovírus, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A ação se inicia cerca de uma hora após a administração.
Como os medicamentos antirretrovirais agem no organismo?
Os medicamentos antirretrovirais para HIV atuam no mecanismo de multiplicação do vírus, evitando que ele infecte as células de defesa do organismo. Assim, ele impede o enfraquecimento do sistema imunológico da pessoa, evitando que ela adoeça.
Quais os efeitos colaterais do coquetel?
- Efeitos agudos: Náusea, vômito, diarreia, cefaleia,
- sonolência e falta concentração, rash cutâneo, disfunção hepática,
- reações alérgicas, alterações. hematológicas etc.
- Efeitos a longo prazo: Alterações hematológicas e.
- metabólicas, dislipidemia, alteração glicose, perda mineral.
- óssea, lipodistrofia, alteração renal.
Como o AZT pode prolongar a vida?
Um teste aleatório com controlo por placebo do AZT foi subsequentemente realizado pela Burroughs-Wellcome, no qual foi demonstrado que o AZT podia prolongar a vida de pacientes com SIDA/AIDS. Burroughs Wellcome Co. pediu a patente do AZT em 1985.
Quais são os efeitos secundários do AZT?
Um dos efeitos secundários do AZT é anemia, uma queixa frequente nos ensaios clínicos. Os regimes de tratamento actuais envolvem doses menores (e.g., 300 mg) de AZT tomados duas vezes ao dia, e quase sempre como parte da highly active antiretroviral therapy (HAART).
Quando começaram os ensaios clínicos do AZT?
Em Fevereiro de 1985, os cientistas da NCI demonstraram que o BW A509U tinham uma actividade potente contra o VIH no tubo de ensairo, e alguns meses mais tarde, começaram a fase 1 inicial de ensaios clínicos do AZT na NCI, em colaboração com cientistas da Burroughs Wellcome e da Duke University.
Quais são os regimes actuais do AZT?
Os regimes de tratamento actuais envolvem doses menores (e.g., 300 mg) de AZT tomados duas vezes ao dia, e quase sempre como parte da highly active antiretroviral therapy (HAART). O AZT é combinado com outras drogras para evitar a mutação do HIV em formas resistentes ao AZT