O que significa a expressão não tenho outro de pia?

Índice

O que significa a expressão não tenho outro de pia?

O que significa a expressão não tenho outro de pia?

Significa que ele não tem outro nome, a não ser o de batismo. O substantivo "pia" vem em clara referência ao rito batismal religioso, em que geralmente se molha a cabeça da criança sobre uma pia, a chamada "pia batismal".

Como não tenho outro de pia?

“O meu nome é Severino, não tenho outro de pia, Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar, Severino de Maria.”

O que significa pia em Morte e Vida Severina?

A expressão revela um aspecto da vida severa, marcada pela seca, pela falta de trabalho e pela ausência da moralidade religiosa. A palavra “pia” exprime a sucessão de frustrações vividas por Severino que rejeita a cultura e as convicções religiosas da vida severina.

O que significa a expressão outro de pia?

Neste caso, falta a ele um sobrenome F (“Meu nome é Severino, /não tenho outro de pia”). A expressão “de pia” remete à ideia de batismo ou de registro civil.

O que quer dizer a expressão Pia?

Significado de pia: Gíria usada no nordeste, que quer dizer "Olhe, Nossa, "Dã"

Como ocorreu a morte de Severino?

Ao longo da jornada, Severino encontra diversas vezes a morte. Morte por fome, por emboscada ou por velhice antes do trinta. O sertão é o espaço e a morte é o tema, os dois andam juntos ao longo do rio. Até o próprio rio também morre.

Como há muitos severinos que é santo de romaria?

Q101 - TEXTO I O meu nome é Severino, / não tenho outro de pia. / Como há muitos Severinos, / que é santo de romaria, / deram então de me chamar / Severino de Maria; / como há muitos Severinos / com mães chamadas Maria, / fiquei sendo o da Maria / do finado Zacarias. / mas isso ainda diz pouco: / há muitos na freguesia ...

O que quer dizer morte e vida severina?

O poema dramático "Morte e Vida Severina" é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999). O poeta, que nasceu no Recife, transformou em poesia visceral a condição do retirante nordestino, sua morte social e miséria. ...

Postagens relacionadas: