Qual o mecanismo de ação do captopril e da losartana?

Índice

Qual o mecanismo de ação do captopril e da losartana?

Qual o mecanismo de ação do captopril e da losartana?

Como foi observado, o Captopril e a Losartana são classes diferentes de drogas, porém, com mecanismo de redução da pressão arterial semelhante. Ambos têm como objetivo impedir a ação de um hormônio chamado angiotensina II.

Qual é a ação do captopril no controle da pressão arterial?

O captopril é um inibidor da ECA - enzima conversora da angiotensina, que impede a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II. Com a ausência da angiotensina II não há vasoconstricção periférica, diminuindo a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial.

Qual o mecanismo de ação do fármaco captopril?

O mecanismo de ação do captopril, inibindo a con- versão de angiotensina I para II, reduz os efeitos da angio- tensina II, como, vasoconstrição, liberação de aldosterona, lesão endotelial e síntese protéica vascular e miocárdica 5.

Que tipo de medicamento e o captopril?

O que é captopril? Trata-se de um potente anti-hipertensivo classificado como inibidor da enzima conversora de angiotensina, que é capaz de reduzir a pressão arterial impedindo a constrição dos vasos sanguíneos.

Qual é o mecanismo de ação da Losartana?

A Losartana Potássica atua no bloqueio dos receptores (antagonista de receptor) AT1 da angiotensina II, de forma oral. Com o bloqueio da AT1, há inibição da vasoconstrição e diminuição da síntese de aldosterona. Assim, haverá uma diminuição da pressão arterial.

Quais são os efeitos colaterais do captopril?

As reações adversas mais frequentes são: Tosse seca e persistente e dor de cabeça. Pode ocorrer também diarreia, perda do paladar, fadiga (cansaço) e náusea.

Que tipo de inibidor e o captopril?

Farmacodinâmica: O captopril é um inibidor competitivo da enzima conversora da angiotensina (ECA).

Que tipo de inibição enzimática o captopril faz?

Captopril com 25 mg. Atua através da inibição da enzima conversora de angiotensina I em II. Constituem-se em alternativa eficaz, pois têm eficácia comprovada evidenciada em situações clínicas especiais ou secundárias à hipertensão, como cardiopatia isquêmica e insuficiência cardíaca.

Por que o captopril é efetivo na hipertensão arterial?

Segundo Hashimoto et al. (2002), o captopril foi o primeiro inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA) efetivo por via oral e é utilizado no tratamento de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Um aspecto interessante do sistema renina-angiotensina é que seus componentes estão presentes em órgão periféricos, inclusive no olho.

Como é indicado o captopril para prevenção da insuficiência cardíaca?

– prevenção a longo prazo da insuficiência cardíaca sintomática: Captopril está indicado em doentes clinicamente estáveis com disfunção ventricular esquerda assintomática (fracção de ejeção < 40%). O Captopril é um inibidor competitivo, altamente específico da enzima de conversão da angiotensina (inibidor da ECA).

Qual o mecanismo de ação do captopril?

Mecanismo de ação. O captopril é um inibidor da ECA - enzima conversora da angiotensina, que impede a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II. Com a ausência da angiotensina II não há vasoconstricção periférica, diminuinda a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial.

Qual a dose recomendada para captopril?

Doses diárias superiores a 150 mg, não são recomendadas. O alimento diminui a biodisponibilidade oral do captopril em 25-30%, e o fármaco deve ser administrado uma hora antes das refeições.

Postagens relacionadas: