Qual é a reação do ozônio com CFC?
Índice
- Qual é a reação do ozônio com CFC?
- O que é CFC é a camada de ozônio?
- O que o CFC causa ao planeta Terra quando é lançado na atmosfera?
- Quais as reações do ozônio?
- Qual a reação química do ozônio?
- Qual é o significado de CFC?
- O que significa a sigla CFC?
- O que o CFC nos afeta os seres vivos?
- Onde o gás clorofluorcarbono CFC foi e ainda é usado?
- Como o cloro reage com o ozônio?
- Por que o ozônio pode ser destruído pelos CFCs?
- Como ocorre a degradação do ozônio?
- Qual o uso dos CFC’s no Brasil?

Qual é a reação do ozônio com CFC?
Quando os CFC's atingem altitudes superiores (entre 15 e 30 Km) são decompostos pela radiação ultravioleta, ou seja, passam por uma fotólise e liberam átomos de cloro, flúor e bromo. ... Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio, como mostra a equação.
O que é CFC é a camada de ozônio?
Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. ... Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O3) poderia ser destruído pelos CFCs.
O que o CFC causa ao planeta Terra quando é lançado na atmosfera?
O CFC é um gás bastante leve, capaz de subir até a atmosfera e atingir a camada de ozônio (O3), reagindo com o ozônio e transformando-o em oxigênio (O2). Devido à alteração ocasionada pelo gás, o O3 é enfraquecido.
Quais as reações do ozônio?
Mesmo pequenas quantidades de ozônio podem irritar os pulmões e a garganta, resultando em tosse, falta de ar e danos ao tecido pulmonar que é mais suscetível a infecções. Os efeitos colaterais da terapia com ozônio podem variar de acordo com o tipo de tratamento aplicado.
Qual a reação química do ozônio?
O ozônio é um dos componentes naturais da estratosfera, onde absorve parte significativa da radiação ultravioleta. ... O2(g) + radiação (λ < 280 nm) → 2 O(g) (reação 1) O oxigênio atômico gerado reage com moléculas de O2: O(g) + O2(g) → O3(g) (reação 2).
Qual é o significado de CFC?
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público. ... Em 2010 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 12.249 /2010, que institui a obrigatoriedade do Exame de Suficiência na área contábil.
O que significa a sigla CFC?
A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano.
O que o CFC nos afeta os seres vivos?
Como já foi dito, o clorofluorcarbono é um dos principais causadores do buraco na camada de ozônio, a grande responsável por proteger os seres vivos dos raios solares. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.
Onde o gás clorofluorcarbono CFC foi e ainda é usado?
Os clorofluorcarbonos pertencem à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.
Como o cloro reage com o ozônio?
Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir: Desse modo, os átomos de cloro terão um efeito devastador, pois esse ClO formado reagirá novamente com os átomos livres de oxigênio, formando mais átomos de cloro, que reagirão com o oxigênio e assim por diante.
Por que o ozônio pode ser destruído pelos CFCs?
No entanto, os químicos Mário J. Molina (mexicano) e F. Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O 3) poderia ser destruído pelos CFCs. A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera:
Como ocorre a degradação do ozônio?
A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera: Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir:
Qual o uso dos CFC’s no Brasil?
Antigamente esses gases eram muito mais utilizados em produtos refrigerantes, compostos orgânicos, condicionadores de ar e aerossóis (principalmente perfume e inseticidas), mas hoje em dia ainda há uso. No Brasil o uso dos CFC’s em sprays inseticidas, perfumes e outros foi banido em 1988 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).