Como aconteceu o acidente com césio 137?

Como aconteceu o acidente com césio 137?
O acidente com césio-137 em Goiânia ocorreu quando uma cápsula de césio-137 foi tirada de um hospital desativado, sendo violada e espalhada entre dezenas de pessoas. Em 1987, Goiânia, Goiás, entrou para a lista de acidentes radioativos que assustaram pessoas no mundo inteiro.
Por que o césio brilha?
Porque o núcleo dos átomos de césio radioativo, chamado césio 137, se parte com muita facilidade. Partindo-se, libera partículas subatômicas que escapam do núcleo e vão se chocar com os elétrons localizados na periferia do átomo. ... Daí o brilho do césio 137.
Onde se encontra o césio 137?
Uma das fontes mundiais mais significativas deste metal são encontradas no Lago Bernic em Manitoba ( Canadá ). São estimados nesta região depósitos de 300 mil toneladas de polucita com uma média de 20% de césio.
O que o césio 137?
O césio-137 é um dos 32 isótopos de césio, entre os quais apenas o isótopo césio-133 é estável. O radioisótopo césio-137 é produzido artificialmente a partir da fissão nuclear do urânio e é usado em radioterapia.
Quais as substâncias que contêm o césio?
As maiores concentrações de césio estão nos minerais de potássio, como a mica, o berilo, o feldspato ou a petalite. Além desses, a biotite, a amazonite e a lepidolite também contêm vestígios do metal. As principais substâncias que contêm césio são o carbonato de césio (Cs 2 C0 3) e o cloreto de césio (CsCI).
Quais as características gerais do césio?
De forma resumida, o Césio possui as seguintes características gerais: 1 Símbolo – Cs; 2 Ponto de fusão – 28º C; 3 Ponto de Ebulição – 670º C; 4 Número Atômico – 55; 5 Massa Atômica – 132,9 u; 6 Classificação periódica – Família 1 A (metais alcalinos). More ...
Quais são os principais compostos de césio?
Os principais compostos de césio são os seus cloretos e nitratos . O césio tem 32 isótopos conhecidos, quantidade maior do que qualquer outro elemento, exceto o frâncio. As massas atômicas destes isótopo variam de 1 u. Mesmo que este elemento apresente o maior número de isótopos, tem somente um isótopo natural estável: Cs-133.
Por que o césio é perigoso para a saúde?
Apesar da perigosidade do elemento, o Césio também é utilizado em benefício da saúde. Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos.