Qual é a função do GLUT4?

Índice

Qual é a função do GLUT4?

Qual é a função do GLUT4?

GLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.

O que é translocação do GLUT4?

O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, no cardíaco e no tecido adiposo. O seu processo de translocação e inserção na membrana plasmática resulta da ativação de vias de sinalização que ocorre a partir da interação da insulina com seus receptores de membrana.

O que estimula o GLUT4?

O GLUT 4 merece destaque! É uma proteína transportadora de glicose muscular ativada pela contração do músculo. Em outras palavras, é uma via não resistente de captação da glicose estimulada por qualquer Exercício Físico. As contrações musculares ativam o GLUT4, que atua como um receptor da insulina na célula.

Quais são as funções da insulina GLUT transportadores de glicose glucagon?

Possuem alta capacidade de transporte e alta afinidade pela molécula de glicose, mantendo rapidamente o nível de glicose dentro da célula. Não tem atividade alterada pela presença da insulina. Os transportadores GLUT1 e 3 são considerados responsáveis pelo transporte de glicose ao cérebro.

Qual a função do capn10?

Diabetes tipo II: todas as nossas células nucleadas tem em seu cromossomo 10 o gene CAPN-10 que produz um tipo de proteína capaz de decompor a gordura dos espaços intercelulares dos nossos tecidos, evitando, assim, o acúmulo dessa substância e os prejuízos metabólicos que poderiam causar aos órgãos atingidos.

Qual o papel das proteínas transportadoras de glicose?

A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.

Qual a importância do glut2 ter alto km?

Já o GLUT-2, por apresentar um alto Km, possui uma maior capacidade de transportar a glicose em situações de hiperglicemia.

Qual a função dos transportadores de glicose?

Transportadores de glicose GLUT1-3 Os transportadores GLUT1 e 3 são considerados responsáveis pelo transporte de glicose ao cérebro. Como o transporte mínimo de glicose deve ser mantido a este órgão, seus transportadores de glicose são independentes de insulina.

Como estimular o AMPK?

AMPK é ativada pela fosforilação do resí- duo de treonina 172, localizado no sítio de ativação do domínio catalítico da subunidade a (10,19,21). Esse mecanismo de ativação depende da ação de uma ou mais quinases regulatórias, denominadas AMPK quinase (AMPKK) (19,21).

Qual a importância e necessidade do GLUT4 para o sistema fisiológico?

O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, e é encontrado e armazenado no meio intracelular. A contração do músculo esquelético juntamente com o aumento das taxas de insulina no sangue estimulam a ação do GLUT4 e a captação de glicose, através de diversas cascatas de sinalização.

Quais são as vesículas do GLUT4?

Aproximadamente 95% do GLUT4 sintetizado pela célula permanece residente no citosol dentro das vesículas. Essas vesículas se fundem com a membrana plasmática, expondo o receptor em resposta à ativação da exocitose mediada por insulina.

Quais são as sequências únicas presentes no GLUT4?

Entre as sequências únicas presentes no GLUT 4, encontra-se um resíduo de fenilalanina na sequência N-terminal e dois resíduos de leucina e motivos ácidos na extremidade COOH. O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, e é encontrado e armazenado no meio intracelular.

Qual a densidade do GLUT na membrana das células?

Todavia, em momentos onde o estímulo não é tão alto, a densidade de GLUT4 na membrana das células é muito baixa. Nesse caso, o GLUT se encontra presente em vesículas citoplasmáticas, cujo número varia entre os tecidos, dependendo da atividade dos mesmos.

Postagens relacionadas: