Tem fiscalização no MEI?
Índice
- Tem fiscalização no MEI?
- Quem fiscaliza o MEI?
- Quais as fiscalizações que podem ocorrer com o MEI?
- Como o governo controla o faturamento do MEI?
- Qual é o procedimento do MEI?
- Como saber se o MEI ultrapassou o limite?
- Quanto custa faturar um MEI?
- Como se tornar um MEI legalizado?
- Quais são os benefícios do MEI?
- Quais são as responsabilidades do MEI?
Tem fiscalização no MEI?
O MEI está sujeito a fiscalização da Receita Federal, das secretarias de Fazenda dos Estados e também das Secretarias Municipais de Finanças. ... Também poderá ocorrer fiscalização orientadora quanto ao uso e ocupação do solo, conforme prevê a Lei Complementar n. 147/2014.
Quem fiscaliza o MEI?
Caso o MEI que for excluído do regime do Simples Nacional terá que ficar três anos sem poder voltar a abrir uma nova MEI ou ME. Isso significa que caso queira continuar a trabalhar como empresário, o mesmo terá que optar para o Lucro Presumido.
Quais as fiscalizações que podem ocorrer com o MEI?
Além das fiscalizações tributárias, também poderão ser realizadas fiscalizações trabalhistas, sanitárias, ambientais, metrológicas e de segurança contra incêndio, sendo estas, obrigatoriamente orientadoras na primeira visita, conforme prevê o artigo 55 da Lei Complementar 123/2006.
Como o governo controla o faturamento do MEI?
Dividindo o faturamento anual MEI em todos os meses do ano (81 mil dividido por 12 meses), podemos concluir que o MEI pode faturar R$ 6750,00 por mês. Para encontrar o limite do faturamento anual MEI, basta multiplicar esse valor “mensal” pela quantidade de meses que o CNPJ MEI existe.
Qual é o procedimento do MEI?
Para abrir um MEI, basta acessar o portal do Empreendedor e clicar na opção “Formalize-se”. É grátis. O site vai pedir sua conta criada no passo anterior; em seguida, você deverá incluir as informações do seu negócio – como atividades, endereço onde elas serão realizadas, nome fantasia…
Como saber se o MEI ultrapassou o limite?
Ultrapassei menos de 20% do teto do MEI Caso a sua empresa tenha ultrapassado até 20% do valor definido para este tipo de empreendedor, o equivalente a R$ 97.200,00, você tem até janeiro do ano seguinte para solicitar o desenquadramento.
Quanto custa faturar um MEI?
Entretanto, para ser MEI, é preciso faturar no máximo 81 mil reais por ano, não ser sócio em outra empresa, tampouco administrador ou titular de uma pessoa jurídica. É permitido ter no máximo um empregado contratado, desde que receba um salário-mínimo ou o piso da sua categoria.
Como se tornar um MEI legalizado?
A Lei Complementar nº 128, de 08, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado.
Quais são os benefícios do MEI?
Com isso, o MEI tem direito a benefícios como, auxílio-doença, licença maternidade, pensão por morte e muitos outros. Como a simplicidade e a facilidade é uma das características do MEI, a categoria faz parte do Simples Nacional (Sistema de Tributação Simplificada).
Quais são as responsabilidades do MEI?
Além das obrigações relacionadas à emissão das notas fiscais para clientes pessoas jurídicas e para as pessoas físicas quando for solicitado, o MEI também tem outras responsabilidades vinculadas aos exercícios de suas atividades. A primeira delas é o pagamento das contribuições mensais.