O que determina o Estatuto da Igualdade Racial?
Índice
- O que determina o Estatuto da Igualdade Racial?
- Qual é a epígrafe do Estatuto de igualdade Racial?
- Como se organiza estruturalmente o Estatuto da Igualdade Racial?
- Quais são as leis que tratam da questão racial no Brasil?
- Como citar Estatuto da Igualdade Racial?
- Por que foi criado o Estatuto da Igualdade Racial?
- Quem são os interlocutores do Estatuto da Igualdade Racial?
- O que é o Estatuto da Igualdade Racial?
- Quais são as áreas contempladas pelo Estatuto da Igualdade Racial?
- Qual a desigualdade racial?
- Por que o estado brasileiro deve proteger a população negra?
- Quais são os princípios da igualdade?
O que determina o Estatuto da Igualdade Racial?
A LEI Nº 12.288/10, institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
Qual é a epígrafe do Estatuto de igualdade Racial?
Art. 2o É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independen- te da raça ou cor da pele, o direito à participação na comunidade, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.
Como se organiza estruturalmente o Estatuto da Igualdade Racial?
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer outras formas de discriminação.
Quais são as leis que tratam da questão racial no Brasil?
O racismo tem sua publicação na Lei nº 7.716, de 5 de Janeiro de 1989 e a injúria racial está expressa no artigo 140, no terceiro parágrafo do Código Penal.
Como citar Estatuto da Igualdade Racial?
BRASIL, Lei 12.288/10. Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Por que foi criado o Estatuto da Igualdade Racial?
Segundo o artigo 1º, o Estatuto da Igualdade Racial tem por objetivo “combater a discriminação racial e as desigualdades raciais que atingem os afro-brasileiros, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas desenvolvidas pelo Estado”.
Quem são os interlocutores do Estatuto da Igualdade Racial?
O poder público federal instituirá, na forma da lei e no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo, Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial, para receber e encaminhar denúncias de preconceito e discriminação com base em etnia ou cor e acompanhar a implementação de medidas para a promoção da igualdade.
O que é o Estatuto da Igualdade Racial?
Estatuto da Igualdade Racial é uma lei especial do Brasil, promulgada em 2010 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, sendo um conjunto de regras e princípios jurídicos que visam a coibir a discriminação racial e a estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos ...
Quais são as áreas contempladas pelo Estatuto da Igualdade Racial?
1o Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
Qual a desigualdade racial?
II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;
Por que o estado brasileiro deve proteger a população negra?
Logo em seu artigo 1º determina que o Estado brasileiro deve “garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.”
Quais são os princípios da igualdade?
Evidente que o princípio da igualdade, em fase atual, adota que 3ª Fase – A verdadeira igualdade consiste em tratar-se igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade.