Como o MEC define classe hospitalar?
Índice
- Como o MEC define classe hospitalar?
- O que é a classe hospitalar?
- Como deve ser uma classe hospitalar?
- Quais são os objetivos da classe hospitalar?
- Quem organiza a educação nos hospitais brasileiros?
- Como trabalhar em classes hospitalares?
- Qual a origem da Pedagogia Hospitalar?
- Quantas classes hospitalares há no Brasil?
- Qual é o objetivo da Pedagogia Hospitalar?
- Quais as práticas educativas realizadas pelo pedagogo hospitalar?
- Qual a origem da classe hospitalar?
- Qual o ambiente adequado para a classe hospitalar?
- Como nasceu a classe hospitalar em Paris?
- Quais são as bases do atendimento pedagógico hospitalar?
Como o MEC define classe hospitalar?
Para melhor compreensão, o Ministério da Educação – Secretaria da Educação Especial (MEC/SEESP) define como Classe Hospitalar: “[...] o atendimento pedagógico- educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, como tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do ...
O que é a classe hospitalar?
A Secretaria de Educação Especial define como classe hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, com tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção ...
Como deve ser uma classe hospitalar?
A classe hospitalar oferece à criança a vivência escolar, o professor precisa ter um planejamento estruturado e flexível. O ambiente da classe hospitalar deve ser acolhedor, um espaço pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a criança enferma melhore emocional, mental e fisicamente.
Quais são os objetivos da classe hospitalar?
O objetivo da Classe Hospitalar é um atendimento pedagógico educacional que favoreça as crianças e os jovens hospitalizados a dar continuidade à construção do seu conhecimento, trabalhando articuladamente com a equipe hospitalar, com a família, e com a escola de origem do educando, de modo a promover o seu ingresso ou ...
Quem organiza a educação nos hospitais brasileiros?
CLASSE HOSPITALAR A Classe Hospitalar foi denominada pelo Ministério da Educação (MEC), como um atendimento pedagógico-educacional realizado em ambientes de tratamento de saúde, em caso de internação ou em atendimento hospitalar- dia e hospital- semana ou até mesmo em atenção à saúde mental do paciente.
Como trabalhar em classes hospitalares?
Para atuar em Classes Hospitalares, o professor deverá estar habilitado para trabalhar com diversidade humana e diferentes experiências culturais, identificando as necessidades educacionais especiais dos educandos impedidos de freqüentar a escola, decidindo e inserindo modificações e adaptações curriculares em um ...
Qual a origem da Pedagogia Hospitalar?
O atendimento pedagógico hospitalar surgiu em meados do século XX na França mais especificamente após a Segunda Guerra Mundial, no qual inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar foram mutiladas e feridas, o que motivou a permanência delas em hospitais por longos períodos.
Quantas classes hospitalares há no Brasil?
Considerando este fato, o presente estudo realizou um levantamento nacional dos estados federativos que oferecem o atendimento de classe hospitalar e as formas como este é ministrado. No Brasil, há 39 classes hospitalares distribuídas e em funcionamento em 13 unidades federadas.
Qual é o objetivo da Pedagogia Hospitalar?
A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos. ... Sem poder usá-lo nos meses que passar no hospital fazendo tratamento, ele pode perder o ano escolar.
Quais as práticas educativas realizadas pelo pedagogo hospitalar?
As práticas educativas hospitalares são as ações de intervenção desenvolvidas pelo pedagogo durante a realização do seu trabalho. Tomasini (2007) expõe que essas práticas buscam, com apoio na teoria da educação e saúde, estabelecer um diálogo que possa dar fundamento à real necessidade de cada aluno.
Qual a origem da classe hospitalar?
Introdução A classe hospitalar não é um fato recente na história da educação. De acordo com autores da área, a sua origem remonta do inicio do século XX na França.
Qual o ambiente adequado para a classe hospitalar?
Além de um ambiente próprio para a Classe Hospitalar, o acompanhamento poderá ser feito na enfermaria, no leito ou no quarto de isolamento, uma vez que as restrições conferidas ao educando por sua condição clínica ou de tratamento assim requeiram.
Como nasceu a classe hospitalar em Paris?
Diante dessa realidade surge então, a classe hospitalar em 1935 em Paris, criada por Henri Sellier, no intuito de tentar amenizar as consequências da guerra e que oportunizasse a essas crianças, enquanto alunas, de prosseguir em seus estudos ali mesmo no hospital.
Quais são as bases do atendimento pedagógico hospitalar?
Essa associação conta com mais de três mil professores (PAULA, 2011). Na Espanha a preocupação com o atendimento pedagógico hospitalar é relativamente recente segundo Gonzáles (2007). Mais precisamente foi a Lei 13/1982 de sete de abril que estabeleceu as bases que hoje são as classes hospitalares. No seu artigo 29 dispõe “Todos os 27688