Onde o RNAi atua?
Índice
- Onde o RNAi atua?
- Como RNAi atua?
- Qual o mecanismo de RNA de interferência e como ele funciona?
- Qual é a função do RNAr?
- Como ocorre o silenciamento do RNA?
- O que significa siRNA?
- Qual a classe de RNAs envolvidas no RNAi?
- Qual a diferença entre fitas de RNA e mRNA?
- Como funciona o processo de tradução do RNA?
- Como ocorre o processo de interferência de RNA?
Onde o RNAi atua?
RNA interferente ou interferência mediada por RNA (RNAi) é um mecanismo que ocorre naturalmente em plantas, animais e fungos, podendo atuar na resposta de defesa desses organismos contra a invasão de patógenos, tais como os vírus.
Como RNAi atua?
A interferência por RNA (RNAi) é um mecanismo celular responsável pelo silenciamento gênico pós-transcricional que atua sobre o RNA mensageiro (mRNA), ou seja, é esse mecanismo que determinará o fim da vida útil do mRNA, para que não sejam produzidas proteínas além do necessário.
Qual o mecanismo de RNA de interferência e como ele funciona?
O RNA de interferência, também conhecido por RNAi, é um mecanismo conservado por meio da evolução. É desencadeado pela presença de RNA fita-dupla (dsRNA, double-stranded RNA) que resulta na redução de expressão e silenciamento de genes.
Qual é a função do RNAr?
Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas. O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomal, faz parte da constituição dos ribossomos.
Como ocorre o silenciamento do RNA?
Como vemos, o silenciamento nesse processo é causado por um mecanismo pós-transcricional: o gene é normalmente transcrito dentro da célula, mas não consegue ser traduzido, pois é antes degradado. Evidências de que se trata de um mecanismo pós-transcricional vêm de experimentos em C.
O que significa siRNA?
O ARN interferente pequeno, ARNip ou siRNA (small interfering RNA), também chamado ARN interferente curto ou ARN silenciador, são pequenos fragmentos de ARN que medem aproximadamente 23 pares de nucleotídeos.
Qual a classe de RNAs envolvidas no RNAi?
Após o processamento, esse dsRNA dará origem a um micro RNA (miRNA) ou a um pequeno RNA de interferência (siRNA, short-interfering RNA ), que são as principais classes envolvidas na via de RNAi. Ainda assim, outras classes de RNAs envolvidas no RNAi vêm sendo descobertas, demonstrando a diversidade de vias.
Qual a diferença entre fitas de RNA e mRNA?
Um das subunidades leva embora uma das fitas de RNA e a outra (em geral, a complementar ao mRNA alvo da futura clivagem), fica. Há um mecanismo de instabilidade da região 5´ do dsRNA que favorece a permanência da fita complementar no complexo.
Como funciona o processo de tradução do RNA?
Durante esse processo, o RNAm descola-se pelo ribossomo, enquanto o RNAt traduz as suas sequências de nucleotídeos em aminoácidos. Quando se encontra um códon de término (uma trinca que indica o fim do processo de tradução), o ribossomo libera a proteína produzida e suas subunidades separam-se.
Como ocorre o processo de interferência de RNA?
O processo de interferência de RNA, que leva à clivagem de um mRNA específico ou ao bloqueio da síntese de proteínas a partir deste mRNA, pode começar: pela síntese de um RNA de interferência, que será clivado pela enzima Drosha no núcleo, gerando um grampo que será, no citoplasma, clivado de novo pela enzima Dicer.